Adaptação a um colchão novo: Como acelerar este processo

FacebooktwitterFacebooktwitter

Sabemos que toda vez que se troca de colchão, a pessoa que adquiriu o novo produto passará por um período que para muitas pessoas pode se tornar um pesadelo. o período de adaptação a um colchão novo.

As primeiras noites em um colchão novo podem não ser aquela maravilha tão sonhada quando se pensa em uma cama nova. Ao sair de um colchão antigo, que muitas vezes já nos causava dor por seus afundamentos e amoldamentos, esperamos dormir a primeira noite como em uma “nuvem”, muitas vezes esta expectativa realmente acontece e muitas pessoas se adaptam rapidamente ao novo local de sono. Mas quando não acontece na primeira noite? Também é uma situação normal, este período inicial de adaptação pode compreender de 1 a 15 noites de uso, em alguns casos específicos o período de adaptação pode durar um pouco mais, e é pensando em você que esta com dificuldades na adaptação a um colchão novo que nos escrevemos hoje, veja algumas dicas abaixo:

Adaptação a um colchão novo

Como acelerar o processo de adaptação a um colchão novo.

 

#1 Adaptação a um colchão novo: Saindo de um colchão muito macio ou afundado para um colchão firme.

Esta é umas das situações mais comuns e corriqueiras, pessoas insatisfeitas com seus colchões velhos e afundados, procurando colchões com mais suporte e firmeza. Mas, quando chega o momento de dormir a primeira noite pode ser um pouco complicado, nosso corpo precisa de um período para se adaptar. Imagine a seguinte situação: Você ficou um longo período sem praticar exercícios físicos e quando retornou a fazer atividades seu corpo ficou dolorido, pois algo esta mudando (para melhor). O mesmo ocorre com o novo colchão. No colchão antigo os amoldamentos e afundamentos ocorrem exatamente onde o corpo tem mais peso e seu corpo estava acostumado a eles. Logo no colchão novo, que não tem estas deformações, seu corpo poderá sentir um pouco de desconforto até se adaptar à nova realidade.

Nossa dica para esta adaptação é: Tente nos primeiros dias dormir com um edredom dobrado logo abaixo do lençol e vá desdobrando o mesmo com o passar dos dias. Assim você se acostumará gradualmente a firmeza do colchão.

Se mesmo após o período de adaptação ainda achar o colchão muito firme. Você poderá adquirir um Pillow Top para adicionar ao seu colchão. Ele trará uma camada extra de conforto ao seu colchão!

Pillow top para colchões Duros

#2 Adaptação a um colchão novo: Trocando um colchão antigo por um novo de igual índice de firmeza

Muitas pessoas irão questionar, “se eu estou trocando um colchão firme por outro colchão com a mesma densidade não é certo que vou me adaptar instantaneamente?” Na realidade, NÃO! Quando um colchão passa por um longo período de uso, sofrendo a ação diária da umidade do ar e do sais minerais presentes no suor humano, a espuma deste colchão começa a sofrer um processo de oxidação e degradação que com o passar do tempo, exposto a esta degradação, perde sua firmeza inicial. Logo, quando compramos um colchão novo ele já não possui as mesmas características do antigo, sendo necessário atentar para o período de adaptação ao novo colchão.

Nossa dica para esta adaptação é: Utilize a mesma dica da situação anterior, assim você poderá se adaptar gradualmente ao novo colchão.

Dica extra: Para prolongar a vida útil do seu colchão, sempre utilize um bom protetor de colchão impermeável. Ele irá proteger o colchão dos sais minerais presentes do corpo humano que oxidam as espumas.

#3 Adaptação a um colchão novo: Saindo de um colchão firme para um colchão macio.

Por mais que pareça estranho, a troca de um colchão firme por um macio também requer adaptação. Neste caso não devido as dores nas articulações mas devido a falta de habito em dormir em um colchão com maior nível de conforto.

Nossa dica para esta adaptação é: Nas primeiras noites em seu colchão novo durma de lado, na posição fetal e abraçado(a) a um travesseiro, isto fara com que você fique na melhor posição possível para o seu sono, evitando assim as dores no seu corpo.


 

PRECISA DE AJUDA PARA ESCOLHER SEU COLCHÃO? FALE COM UM ESPECIALISTAS
fale_conosco_chamadablog

 

Caso você tenha ficado com alguma duvida entre em contato conosco, sugestões e de novos temas também serão aceitas, E-mail: contato@arqdosono.com.br

Se você gostou desta matéria compartilhe em suas redes sociais clicando nos botoes abaixo.

 

FacebooktwitterFacebooktwitter

41 thoughts on “Adaptação a um colchão novo: Como acelerar este processo

  • Comprei um colchão novo D45 e estava acostumada a dormir em um ,d33 n gostei muito desse D45 sinto dores nas costas

  • Olá Célia, acostumou com o colchão ou continua tendo dores nas costas? Troquei meu colchão por um D45 tmb, Hj é o primeiro dia que estou dormindo nele. Confesso que minhas costas está doendo tmb. Será que é por causa adaptação?
    Em relação ao biotipo, como que saberei o meu? Obrigado pela atenção.

  • Muito bom artigo, vou fazer o teste, meu antigo colchão era muito macio, comprei um indicado para meu tamanho e peso, e por causa de ser mais firme, não concegui dormir direito.
    Vou fazer o que me foi passado e se der certo voltarei para dizer !

  • Acabo de comprar um excelente colchão, pois há 18 anos estava com o mesmo. Já no primeiro dia dormi como um anjo, mas minha esposa sentiu dor na lombar. Agora, é esperar ela se adaptar.

  • Olá, troquei um colchão que estava afundando e macio por um colchão firme, mas estou com dor nas costas. Como faço para me adaptar? Só passei algumas horas nele e já tô querendo vender e voltar por meu colchão anterior. Tô desesperada, minha coluna tava doendo antes com o colchão velho e agora tá doendo mais com o colchão novo. Decepcionante!

  • Olá Mylena, tudo bem?

    A adaptação ao colchão novo pode ser um pouco mais complicada para algumas pessoas, gostamos de fazer uma analogia com quem estava muito tempo sem fazer exercícios e agora começou a fazer academia/musculação.

    No início pode ser um pouco dolorido porque seu corpo estava acostumado a ficar “parado” e agora é obrigado a se movimentar. Com o colchão é similar, seu corpo estava acostumado com um colchão macio que provavelmente deixava sua coluna desalinhada e agora com um colchão mais firme sua coluna está voltado para a posição correta e saindo da posição que estava (errada).

    Você pode fazer o seguinte para tentar se adaptar mais facilmente: Coloque um edredom macio dobrado por baixo do lençol para criar uma superfície mais macia, aguarde alguns dias e desdobre o edredom e mantenha ele por baixo do lençol. A próxima etapa seria retirar por completo o edredom.

    Se mesmo assim você não de adaptar, aconselhamos trocar o colchão em uma loja especializada ou até mesmo comprar um pillow top para colocar por cima e ter uma camada extra de conforto. Esperamos ter ajudado com a sua dúvida.

  • Acabei de comprar um colchão e achei muito firme. Me mudei em plena Pandemia e não pude ir até a loja escolher. Escolhi um colchão com as mesmas características do meu antigo, de ótima marca. É normal que o colchão seja mais duro no início?

  • Comprei um colchão d33 espuma Queen médio firme , e estou toda dolorida a 3 dias, e aquela queimação no quadril, costela e costas. Será que com o tipo ele ficará macio ou é questão de adaptação mesmo. Me sentindo preocupada, peso 69kg e 1,62 de altura, meu cônjuge pesa 63 kg e 1,76 de altura

  • Comprei um colchão d33 espuma Queen médio firme , e estou toda dolorida a 3 dias, e aquela queimação no quadril, costela e costas. Será que com o tempo ele ficará macio ou é questão de adaptação mesmo. Me sentindo preocupada, peso 69kg e 1,62 de altura, meu cônjuge pesa 63 kg e 1,76 de altura

  • Olá Leila, Levando em consideração o seu biotipo, me parece que a densidade 33 não seria a mais indicada para você! Eu recomendaria um colchão com densidade progressiva onde além da espuma D33, tenha também uma camada de conforto em densidade menor, ou até mesmo com uma camada de viscoelástico ou látex.

  • Olá Bianca, tudo bem? É normal isso ocorrer mesmo que o colchão seja do mesmo modelo do seu antigo. Porém se o modelo for outro, fique atenta a densidade do colchão. Verifique se a espuma tem alguma característica especial que possa ser diferente do seu antigo.

  • Eu usei um colchão por 15 anos e agora troquei por um da ortobom extra firme e já faz 5 meses é não conseguimos nos adaptar estamos sempre cansados, com dores nas costas. E terrível.
    Já não acho mais possível que aconteça adaptação.

  • Excelente artigo. Comprei um colchão recentemente, porém desconhecia a escolha da densidade correta e a vendedora não orientou quanto a isso também. Após a primeira noite de sono já vi uma leve queimação na musculatura. Tenho 1,79m e 100kg e acabei comprando um colchão D45 ao invés de D33. O problema pode ser de apenas adaptação ou apenas se agravará? Obrigado.

  • Muitas lojas levam em consideração apenas o favor densidade quando indicam um colchão para um cliente. Atualmente, este tipo de indicação pode não dar certo pois existe no mercado espumas D33 firmes e D33 macias, assim como D45 firme e D45 macias (são chamadas de espumas soft).

    Por isso é necessário avaliar além da densidade da espuma, o grau de sensibilidade de quem irá utilizar o colchão. Outro fator importante para para levar em consideração é que seu corpo tem um peso diferente em cada parte, por exemplo: Seu quadril contem um peso, seu tronco outro e as partes mais leves como articulações outro peso. Dessa forma se você escolhe um colchão muito firme ele vai acabar não acomodando corretamente todas as partes do seu corpo. Por isso gostamos muito da tecnologia de densidade progressiva inteligente. Este tipo de colchão é confeccionado em várias camadas de densidades diferentes e cada camada acomoda uma parte do seu corpo.

    Recomendamos a leitura deste artigo https://arqdosono.com.br/o-que-e-densidade-progressiva/

  • Olá, bom dia.
    Comprei um colchão mais firme.
    Eu não estou conseguindo mim adapta. Será que vou mim acostumar?

  • Olá Efigênia, obrigado por deixar seu comentário. Seu colchão antigo era muito macio? aconselhamos a não mudar drasticamente de um colchão super macio para um muito firme pois o processo de adaptação será um pouco mais longo.

  • Meu colchão estava muito velho e deformado e me deixa do com dores nas costas, lombar. Comprei uma espuma de 6cm e coloquei no chão, dormi por 30 dias… E as dores continuaram. Comprei outro colchão da marca “Lull” super confortavel, mas continuo com muitas dores na lombar apois uma noite dormindo no mesmo.

    As dores do aparecem depois de dormir… Não sei mais o que fazer….

  • Obrigado pelo seu comentário Edisio. São vários fatores que levam a não adaptação a um colchão. Inclusive a escolha do modelo errado que não atende as suas necessidades. Precisaríamos entender melhor o seu biotipo para lhe indicar a melhor solução. Vamos lhe enviar um e-mail.

  • Eu tenho desgaste na lombar e meu colchão antigo já tinha 10 anos e comprei outro com mola ensacada e continuo com dor será que comprei colchão errado?

  • Boa tarde.
    Troquei o colchão ortopedico para mola medio depois passei mola firme. Tem 4 messes mas ainda sinto desconforto ao acordar. Acho que não tem mais o que adaptar. E colocar colchão espuma 33 em cima desse novo?

  • Oi, estava com meu colchão a 11 anos. Mais estávamos sentindo muitas dores na costas. Foi na Ortobom e comprei o Liberty. Acho que fiz a compra errada. Tenho sentido muita dor nas costas. Estou a uma semana dormindo nele. Tenho 1,53 altura peso 88 kg meu esposo tem 1,72altura e pesa 70kg. Gostaria muito que me ajudasse no que devo fazerObrigado!

  • Estava a 11 anos com colchão de espuma. Comprei o Liberty da Ortobom, molas ensacadas, D33. Tenho 1,57m 88kg minha esposa 1,70m com 70kg. Tem 15 dias dormindo no colchão novo, sinto muitas dores nas costas e no quadril, já minha esposa não sente nada. Não sei o que faço, se troco ou se espero para me adaptar?? Me ajude por favor. Obg

  • Olá Simone, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário!

    Para avaliar se um colchão está adequado a você depende muito do seu biotipo, dores ou sensibilidades. Além disso é necessário identificar se seu colchão mantém um bom suporte e alinhamento da sua coluna e acomoda se forma confortável sua lombar. nos encaminhe um e-mail com mais detalhes no contato@arqdosono.com.br

  • Olá Eduardo. Obrigado por seu comentário.

    De modo geral, se o colchão for adequado, a adaptação ocorre nas primeiras semanas de uso. Pessoas com mais sensibilidade podem precisar de um tempo extra.
    Por isso sempre recomendamos colchões com densidade progressiva inteligente. Onde em um mesmo colchão nós temos camadas com espuma de densidade diferentes. Este tipo de colchão além de promover uma adaptação mais fácil ele privilegia a ergonomia do seu corpo. Recomendo a leitura : https://arqdosono.com.br/o-que-e-densidade-progressiva/

  • Bom dia ! Eu e meu esposo dormíamos numa cama relativamente firme fazia 10 anos… percebemos que ela estava desnivelada então decidimos trocar … comprei um colchão da Ortobom Orion , caríssimo … tecnologia da nasa e gel e micro molas , parecia o colchão dos sonhos ( está sendo nosso pesadelo…) já fazem mais de 15dias, não conseguimos nos adaptar , as costas doem, o sono está péssimo… e agora não sei o que fazer … existe uma maneira de deixar esse colchão mais firme ?

  • Comprei uma cama super king, mas sinto que minha cabeça fica muito baixa, já coloquei um travesseiro mais alto, porem dói a costas e pescoço. Antes eu tinha um colchão firme, mas era bem gostoso, sem afundamentos. O que posso estar fazendo pra me adaptar?

  • Olá Daniela. O travesseiro ideal é tão importante quanto o colchão e a relação entre os dois requer uma atenção especial. O Travesseiro ideal deve preencher o espaço entre sua face e ombro, levando em consideração o quanto seu ombro “entra” no colchão e proporcionando um alinhamento cervical tronco.

    Em um colchão firme seu ombro “entra” menos, logo seu travesseiro precisa ser mais alto e em um colchão macio seu ombro “entra” mais no colchão e consequentemente seu travesseiro precisa ser mais baixo pois o espaço entre sua face e o colchão diminuiu.

    Nós temos alguns conteúdos em vídeo em nosso instagram que podem te auxiliar
    > https://www.instagram.com/reel/CNTIMoTHJEc/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
    > https://www.instagram.com/p/CCl3WFwABpZ/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

  • Olá Eunice, obrigado por seu comentário.

    Infelizmente hoje não existe um produto que possa deixar seu colchão mais firme. Acredito que a indicação do colchão foi inadequado para vocês.

  • Olá.
    Por alguns meses dormi num colchão um pouco mole até que meu quarto ficasse pronto. Porém, ainda neste colchão, eu me levantava e me percebia torto, literalmente torto para a direita. Soube depois que trata-se de problemas nas l4 e l5.
    Ok.
    Adquiri um colchão da Ortobom D45. Não adiantou nada. Acordo torto, mas sem dores. Por acaso, em visita a um sítio do meu tio, dormi em uma rede “atravessado”, sem mudança de posição durante o sono. Levantei-me pela manhã em perfeito estado. Mas não quero dormir numa rede (coloquei uma linda no meu quarto) a vida inteira.
    Penso em fazer uma adaptação com uma placa de MDF de 8 a 10 mm, de 0,85 cm por 1,92 cm, revestida com espuma (manta de 5 a 10mm) e “embalada” em uma capa de napa hospitalar. E é o que vou fazer.

    Vocês desta empresa, já pensaram nisso?
    Todos vocês que estão nesta discusssão e colocando seus problemas, já pensaram nisso?

    Eu porei em prática.

  • Estava a 9 anos com um colchão de molas. Comprei uma cama nova faz 2 semanas, colchão de espuma D45 e não estou conseguindo dormir acordo varias vezes de noite, as vezes sinto dor nas costas, será que vou conseguir me adaptar ? Tenho 1,58 e 54kg já meu esposo se adaptou bem, ele tem 1,70 e 83kg. Será que esse colchão não é indicado p mim ?

  • Comprei.um emma original e odiei
    Eu peso 82k tenho 1,54m
    Meu esposo pesa 115k 1,80m
    Eu tinha muita dor por causa das hérnias de disco com colchao de molas velho.
    O problema é que o emma é duro demais pra mim que gosto de colchao ultra fofinho. Não consegui dormir de dor. Principalmente de lado

  • Olá Lais, pelo seu peso e altura me parece que o colchão não é adequado ao seu biotipo. Uma densidade d45 comum tende a ser muito firme e não fornece o conforto necessário para ombros e quadril.

    Por isso, quando temos uma diferença entre peso e altura do casal, aconselhamos utilizar colchões com o sistema de densidade progressiva inteligente. Onde no mesmo colchão temos várias densidades diferentes para melhor ergonomia e adaptação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.