O que é cronotipo e como funciona o seu ritmo biológico?

FacebooktwitterFacebooktwitter

Todas as pessoas funcionam melhor em algum horário específico do dia (manhã, tarde ou noite), e esse comportamento é chamado de cronotipo. Pensando nisso, vamos te explicar o que é cronotipo e como funciona o seu ritmo biológico.

Primeiramente, o termo cronotipo basicamente diz respeito à sincronização do ritmo circadiano. O Instituto Internacional de Melatonina (IiMEL) define cronotipo como a “predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia”.

Explicando melhor: o cronotipo é uma característica genética individual que interfere na preferência de cada pessoa aos horários de sono, como manhã, tarde ou noite, e também tem relação direta com o humor, desempenho físico e concentração.

O que o ciclo circadiano tem a ver com o cronotipo?

O ciclo circadiano é o ritmo em que o nosso organismo realiza suas funções durante um dia, ou seja, no período de 24 (vinte e quatro) horas. 

Basicamente, o nosso organismo escolhe a melhor forma de adaptação ao período claro (dia) ou escuro (noite), sincronizando as funções fisiológicas durante um dia inteiro.

E como funciona cada cronotipo?

Entender quais as diferenças entre cada cronotipo pode te ajudar a identificar em quais horários do dia o seu corpo alcança o ápice da produção da melatonina, o hormônio regulador do sono, e, assim, possui mais disposição e energia para realizar atividades rotineiras.

Dessa forma, quando você descobre qual o seu cronotipo, consegue ajustar melhor os seus afazeres de acordo com a sua disposição diária, e também consegue entender qual o melhor horário para o seu descanso.

Os diferentes tipos de cronotipo

Os cronotipos são classificados em três tipos diferentes, no qual cada pessoa se encaixa em pelo menos um deles, ainda que de forma mínima. São eles:

Cronotipo matutino ou diurno: nesse cronotipo, a produção da melatonina ocorre antes da meia-noite (00h). O grupo de pessoas que possui esse cronotipo dorme e acorda mais cedo do que os demais (entre 22h da noite e 6h da manhã), seu ponto alto de produtividade é nas primeiras horas da manhã e o ponto mínimo de sono é no início da noite.

Logo, essas pessoas têm a tendência de acordar mais cedo e se sentirem mais produtivas pela manhã, bem como possuem dificuldades em ficar acordadas durante à noite. Conforme estudo realizado pelo IiMEL, pelo menos 25% da população é considerada matutina.

Cronotipo vespertino ou noturno: as pessoas que possuem esse cronotipo têm a produção de melatonina por volta das 6h da manhã e costumam ter picos de energia e serem mais produtivas durante a noite, e, por isso, possuem dificuldades de acordar cedo pela manhã.

Normalmente, o perfil de pessoas com esse cronotipo precisa estender o seu descanso até o início da manhã, e seu horário de sono ocorre entre 3h e 11h da manhã.

Ainda, quem é vespertino ou noturno está mais propenso a ter hábitos irregulares de sono, possui um descanso de baixa eficiência pois tenta compensar o sono “perdido” no final de semana e, por fim, ingere mais cafeína e/ou remédios para dormir.

Cronotipo intermediário: as pessoas com cronotipo intermediário possuem produção de melatonina normalmente às 3h da manhã e o sono ocorre geralmente às 8h da manhã. Por isso, elas dormem entre 00h e 8h da manhã.

De igual forma, esse cronotipo possui maior flexibilidade de horários para a realização de atividades diárias e rotineiras, sendo inclusive o cronotipo mais comum dentre todos e o mais adaptável às jornadas de trabalho tradicionais.

A importância de descobrir o seu cronotipo

Definitivamente, descobrir qual o seu cronotipo pode ser muito benéfico para que você ajuste a sua rotina diária conforme o seu relógio biológico natural. Aqui estão algumas das formas para você descobrir o seu cronotipo:

1. Faça uma autoavaliação e observe quais os horários dos seus picos de energia e sono durante o dia, desde a sua produtividade, período mais sonolento e cansativo, entre outros fatores.2. Monitore o seu sono utilizando dispositivos digitais como smartwatches ou aplicativos de rastreamento de sono, que fazem registros dos seus padrões de sono e vigília enquanto você dorme.

Durma melhor depois de descobrir seu cronotipo

Portanto, é de suma importância que você descubra qual o seu cronotipo e qual melhor horário para você executar suas atividades de rotina e dormir melhor. Sabendo disso, escolha um colchão confortável e uma cama de qualidade Arquitetura do Sono para te ajudar a melhorar cada vez mais as suas noites de sono, e, assim, ter uma vida cada vez mais saudável.

FacebooktwitterFacebooktwitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.