Quando falamos de colchões, é bastante comum que muitas pessoas tenham dúvidas acerca desse item, como a conservação, tempo de troca, validade, material de fabricação, entre outros. A internet fornece algumas informações falsas sobre esses produtos e, por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre colchões para te ajudar a não cair em notícias falsas.
Colchões mais duros ou firmes são melhores para a coluna? Mito
Primeiro, o usuário deve avaliar, de acordo com a sua necessidade, qual o melhor tipo de colchão para a sua coluna. Se o colchão desempenhar a sua função ortopédica de forma correta e preservar o alinhamento da sua coluna e postura durante o sono, esse será o colchão ideal para você.
Ou seja, a firmeza do colchão é subjetiva e apenas o usuário do produto pode definir qual será o melhor conforto que ele terá, se com um colchão mais “mole” ou um colchão mais “duro”.
Colchões ortopédicos são melhores para aliviar as dores na coluna? Verdade
Os colchões ortopédicos são fabricados com a finalidade de dar suporte adicional à sua coluna e, assim, aliviar as dores nas costas. Apesar de algumas pessoas acreditarem que os modelos ortopédicos são duros demais, essa informação não é verdadeira.
Na verdade, esses colchões se moldam ao corpo conforme o biotipo de cada pessoa, proporcionando mais conforto na hora de dormir. Você pode saber mais detalhes sobre colchão ortopédico e seus benefícios clicando neste link.
Quanto maior a densidade, mais duro é o colchão? Mito
Todos os colchões possuem um tipo de densidade conforme a tabela do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa densidade é definida de acordo com a relação de espuma utilizada no colchão por metro cúbico, conforme já explicamos neste post.
No entanto, diferente do que algumas pessoas pensam, o modelo de maior densidade não é necessariamente mais duro do que os de menor densidade. Na verdade, a dureza ou o nível de conforto do colchão dependerá do tipo de material do qual o colchão é feito e qual o tipo de espuma utilizada.
Assim, esses colchões não são mais duros em razão da densidade, mas do tipo de material utilizado na sua fabricação.
Colchões magnéticos podem curar doenças? Mito
Do contrário, nenhum colchão, por mais adequado que seja, tem propriedades de curar doenças. Um colchão adequado pode auxiliar no alívio de dores na coluna, melhora na circulação sanguínea e diminuição do estresse, que são os benefícios de um colchão magnético, por exemplo.
Dessa forma, é importante que você escolha o seu colchão de acordo com a necessidade do seu organismo, prezando pela sua saúde física e mental, mas nunca coloque expectativas de que um colchão curará alguma doença, pois essa informação não é verídica.
Como adquirir o colchão certo para você?
Para adquirir um colchão ideal e que atenda às suas necessidades, você deve considerar alguns fatores como o seu biotipo, material, densidade e espessura do colchão, bem como qual dos modelos é o melhor para o seu conforto.
Por fim, se você precisar de ajuda, venha até uma de nossas lojas físicas Arquitetura do Sono e fale com um de nossos atendentes.