O que acontece com seu corpo enquanto você dorme

FacebooktwitterFacebooktwitter

Sabemos que a hora de dormir é um dos principais momentos do dia, principalmente pelo fato de que, devido a rotina corrida, os afazeres pessoais e profissionais, nada melhor do que uma boa noite de sono para te dar aquele descanso merecido e preparar para o dia seguinte.

Quando você está acordado, seus neurônios produzem uma substância chamada Adenosina, que, quando acumulada, causa uma sensação de sonolência. Assim, a partir do momento em que você dorme, o corpo trabalha para se livrar da Adenosina.

Agora, você sabia que, mesmo enquanto dorme, seu corpo não para de funcionar? É claro que não da mesma forma de como quando você está acordado, mas muitas coisas acontecem no seu organismo durante o sono. Listamos algumas mudanças fisiológicas que você pode gostar de saber.

Produção do hormônio do sono e do crescimento

Ao dormir, seu corpo produz Melatonina, também chamado de hormônio do sono. A função principal desse hormônio é te conduzir a dormir, atuando como antioxidante e colaborando no bom funcionamento do metabolismo.

Na hora do sono, o organismo também produz hormônios de crescimento, regenerando ossos, músculos e tecidos que ajudam na formação da coluna vertebral, por exemplo.

Rejuvenescimento

O descanso que uma boa noite de sono proporciona é extremamente importante para a renovação do cérebro, além de ajudar no rejuvenescimento. A partir do momento que você dorme, seu corpo trabalha reparando tecidos e estimulando o crescimento muscular. 

Uma noite de sono mal dormida pode atrapalhar a troca adequada das células e causar as famosas olheiras, que são bolsas formadas abaixo dos olhos que deixam a pele flácida e escura. Logo, aquele ditado de que dormir bem deixa a pele mais bonita é totalmente verdadeiro.

Alívio de tensão e relaxamento dos músculos

Alguns hormônios de crescimento são liberados no seu descanso. Como os músculos estão mais relaxados, a tensão sentida pelo corpo durante o dia é amenizada. Somado a isso, o relaxamento do corpo reduz os sintomas de dor crônica, ou seja, aquela dor nas costas pode melhorar bastante quando você deita para dormir. 

Redução da temperatura corporal

No repouso noturno, o seu corpo produz uma diminuição da temperatura corporal em até 10%, já que uma das principais funções do sono é economizar energia. Assim, quando você começa a se preparar para dormir até o momento de efetivamente deitar e fechar os olhos, o seu organismo já começa a “desligar” e ativar as funções soníferas.

Diminuição dos batimentos cardíacos e respiração lenta

Nas três primeiras fases do sono, o ritmo cardíaco cai consideravelmente. Isso ocorre porque o coração precisa se recuperar do estresse e carga acumulados durante o dia. 

Além disso, quando você se desconecta e seu corpo entende que está na hora de dormir, sua respiração fica mais lenta e torna-se regular. Aqui, é importante saber que a dificuldade de respiração durante o sono pode causar o ronco e outros problemas respiratórios, como por exemplo a apneia do sono.

Movimentação rápida dos olhos

O sono possui diversas fases, e uma delas é chamada sono REM – Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos. 

Segundo estudo elaborado pelo Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, no sono REM “a atividade metabólica, avaliada por métodos funcionais e de medida de fluxo sangüíneo cerebral encontra-se aumentada em comparação com a da vigília, em diversas áreas do encéfalo”.

Isso significa que, nessa fase do sono, não há necessariamente um estado de repouso completo, pois há liberação de atividade muscular cerebral. Nesse período, os olhos se movem de forma mais rápida, a atividade cerebral acelera e há a presença de sonhos mais vívidos, quase como se você estivesse acordado.

Reforço do sistema imunológico

Quando você dorme, são produzidas substâncias como anticorpos e citocinas, que funcionam na proteção contra infecções virais e bacterianas, promovendo o equilíbrio do organismo. 

Portanto, a ausência de uma boa noite de sono pode aumentar as chances de você pegar um resfriado comum, e por isso é importante separar as horas certas de descanso noturno para manter a imunidade em dia.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com uma pessoa que precisa saber disso!

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco pelo e-mail (contato@arqdosono.com.br) ou pelas nossas redes sociais!

FacebooktwitterFacebooktwitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.