Dormir demais afeta a saúde! saiba os riscos

FacebooktwitterFacebooktwitter

Pode parecer estranho que seja possível dormir demais, sendo que muitos de nós tem dificuldade de ter apenas o sono suficiente. Mas sim, é possível dormir demais. E isso não faz nada bem à saúde.

dormir demais

A grande parte dos adultos precisam  de sete a nove horas de sono para se sentir descansado no outro dia. Mas, dormir além disso pode esconder alguma doença além de colocar em risco a saúde.

O Portal Americano Huffington Post listou sete riscos para a saúde para quem dorme demais:

 

Quais são as consequências de dormir demais?

Aumenta o risco de depressão.

Em um estudo de 2014 com gêmeos adultos, pesquisadores descobriram que o sono de longa duração aumenta os riscos de sintomas de depressão. Os participantes do estudo que dormiam entre sete e nove horas por noite tinham um percentual de herança de sintomas de depressão de 27%, enquanto os que dormiam nove horas ou mais tinham índice de 49%.

Pode prejudicar o cérebro.

Em 2012 um estudo indicou que, entre mulheres idosas, dormir demais (ou de menos) piorava as funções cerebrais ao longo de um período de seis anos. Mulheres que dormiram mais de nove horas por noite (ou menos de cinco) apresentaram mudanças no cérebro compatíveis com um envelhecimento de dois anos, relatou o HuffPost na época.

Dificuldade em engravidar.

Uma equipe de investigadores coreanos analisou em 2013 os hábitos de sono de mais de 650 mulheres que estavam em um tratamento de fertilização in vitro. Eles descobriram que as taxas de gravidez eram mais altas entre as mulheres que dormiam entre sete e oito horas e mais baixas nas mulheres que dormiam entre nove e 11 horas.

Aumenta o risco de diabetes.

Em um estudo realizado no Quebec, os pesquisadores descobriram que as pessoas que dormiam mais de oito horas por noite tinham duas vezes mais propensão para desenvolver diabetes tipo 2 ou reduzir a tolerância à glicose durante um período de seis anos comparativamente a pessoas que dormiam entre sete e oito horas por noite.

Pode levar ao aumento do peso.

A investigação acima também avaliou o peso corporal e o ganho de gordura e descobriu que as pessoas que dormiam horas a mais e as que dormiam poucas horas ganharam mais peso ao longo de um período de seis anos do que as pessoas que dormiam sete a oito horas por noite. As pessoas que dormiam de nove a dez horas por noite tinham 25% mais chances de ganhar 5 quilos ao longo da duração do estudo, mesmo controlando a comida e fazendo exercícios. “Portanto, esses resultados enfatizam a necessidade de incluir a duração do sono ao painel de determinantes que contribuem para o ganho de peso e para a obesidade”, escreveram os autores.

Pode prejudicar o coração.

Uma pesquisa apresentada em 2012 sugeriu que oito ou mais horas de sono por noite estava ligado a um aumento do risco de problemas cardiovasculares. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 3.000 pessoas e descobriram que quem dorme muito tem o dobro de risco de angina e 1,1 vez o risco de doença coronário-arterial.

Pode levar a uma morte prematura.

Em 2010 uma investigação que revisou 16 estudos diferentes descobriu um aumento do risco de morte prematura, de qualquer causa, tanto para pessoas que dormem muito quanto para quem pouco. Dormir mais de oito horas por noite foi associado a um risco 1,3 mais alto de morte entre os 1,38 milhão de participantes do estudo.

Fonte Life style ao Minuto

Gostou da Matéria? compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo. 

Alguma duvida? entre em contato conosco. contato@arqdosono.com.br

FacebooktwitterFacebooktwitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.