Hoje abordaremos um tema que segundo pesquisas afeta aproximadamente 10% da população mundial, e é a terceira maior causa de afastamento por invalidez dos trabalhadores no mundo. A lombalgia.
Muitas pessoas já sofreram com lombalgias e muitas ainda sofrem sem mesmo saber o que é, porém hoje preparamos este post para esclarecer o que é a lombalgia, o que pode causar e como podemos evitar ou até mesmo como podemos trata-la.
O que é lombalgia?
É uma dor que se caracteriza por estar concentrada na região da coluna lombar, por isso o nome “lombalgia”, a região lombar da nossa coluna é a parte mais baixa das nossas costas, logo acima dos glúteos, essas dores não podem ser consideradas como uma doença mas sim um sintoma, e na maioria dos casos, não é grave, porém em suas faze mais aguda, pode deixar uma pessoa com limitação dos movimentos.
O que causa a lombalgia?
Normalmente os casos mais comuns de lombalgia são aqueles provenientes de uma má postura, ou mesmo por realizarmos alguma força de forma inadequada, como carregar pesos que não estamos acostumados, ou em posições ou posturas erradas, mas algumas vezes pode ser ocasionada por inflamações, infecções, hernias, artrose, ou por problemas relacionados as emoções.
Como podemos evitar as lombalgias?
Para evitarmos os sofrimentos causados pelas lombalgias podemos praticar exercícios que fortaleçam nossa região lombar para que esta fique estabilizada e mais forte, muitos educadores físicos, recomendam que para evitar as dores na lombar, devemos fortalecer não somente os músculos lombares, mas os abdominais também, pois toda a compensação de forças acontece nesta região.
Arquitetura do Sono Adiverte: a pratica de atividade física deve ser acompanhada de um profissional e somente é adequando em momentos fora das crises agudas.
Como tratar as lombalgias?
Por último separamos este tema por reconhecermos se tratar de uma situação delicada. lembrando sempre que qualquer forma de tratamento, deve ser acompanhada por um profissional e todo e qualquer medicamento somente pode ser prescrito por um médico devidamente registrado e habilitado para o exercícios legal da medicina, por isso nós da arquitetura do sono separamos alguns cuidados que podemos ter na hora de dormir, pois sabemos que desta forma podemos sim evitar e ajudar a estabilizar momentos de crises de lombalgia.
Qual melhor postura para evitarmos as lombalgias na hora de dormir?
Se na hora de dormir nos preocuparmos com a postura do nosso sono, podemos evitar dores lombares e ate mesmo ajudar no alivio dos momentos de crise, a melhor postura para preservarmos nossa coluna na hora de dormir é a posição lateral, com os joelhos levemente fletidos, como a posição de um feto, outro detalhe importante é a utilização de um travesseiro entre os joelhos e os tornozelos, para que possamos manter a abertura das pernas na mesma largura da abertura dos ombros, o travesseiro é fundamental, pois ajuda na descompressão da região lombar, melhorando a circulação sanguínea na região e auxiliando na oxigenação da parte muscular.
Alguma duvida? entre em contato através do E-mail contato@arqdosono.com.br
Gostou da Matéria? compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo.
material muito importante, muito obrigado pelas dicas, muito grato!