Pode até parecer contraditório, mas dormir não necessariamente significa descansar. Pense bem: quantas vezes na última semana você realmente dedicou oito horas a ficar embaixo dos lençóis? Poucas? Nenhuma? Esse é um grande erro para a sua saúde, porque é durante o sono que nosso corpo relaxa e se prepara para o dia seguinte.
O nosso sono é dividido em estágios REM e não REM, e subdivididos em três fases de não REM e uma de REM, de acordo com o National Sleep Foundation, dos Estados Unidos. Os estágios REM e não REM se alternam a cada 90 minutos, em média, e cerca de cinco vezes por noite em adultos. No entanto, em bebês esse número de alternâncias pode chegar a 11 – já que a NSF recomenda que eles passem entre 14 horas e 17 horas por dia dormindo.
Dentre as diferentes fases do sono, cientistas afirmam que é na segunda que nosso corpo realmente relaxa. Isso porque a atividade cerebral se restringe às ondas delta, que são muito curtas. Essa é também a fase mais difícil de acordar uma pessoa adormecida.
Como dormir bem e garantir todas as fases do sono?
Agora que você já sabe o porquê de o sono ser tão necessário, está na hora de te mostrar como dormir bem e ter uma noite realmente reparadora. Para fazer isso, separamos um passo a um passo de um ritual noturno que deve ser realizado todos os dias antes de dormir.
1 – Tenha horários regulares para dormir
Ter uma regularidade no horário de dormir auxilia o cérebro a entender que em determinado momento precisa começar a desligar. Isso torna todo o processo de relaxamento mais simples. À medida do possível, tente repetir esses horários também no fim de semana.
2 – Planeje-se e vá para o quarto só quando for dormir
O seu quarto tem de ser reservado para dormir, fazer sexo e descansar. Nada de levar trabalho, leituras importantes ou e-mails para responder na cama. Planeje as suas atividades para que todas estejam concluídas até a hora de dormir.
3 – Tome um banho relaxante
Um banho relaxante e demorado é uma ótima maneira de começar a se desligar dos problemas do dia. Aproveite a água morna para relaxar os músculos para ouvir uma música e se concentrar em pensamentos positivos.
4 – Crie um ambiente gostoso
Um ambiente agradável para dormir envolve um quarto aconchegante, sem muito barulho, com uma temperatura agradável e, principalmente, escuro. Este último item é fundamental para a produção da melatonina, hormônio responsável pelo sono.
5 – Desligue televisões, rádios e celulares
Celulares e televisão atrapalham o processo de relaxamento do cérebro porque agem como estimulantes. Além disso, a luz emitida por eles confunde o organismo e impede a produção adequada de melatonina mesmo em um ambiente escuro.
6 – Faça atividades relaxantes antes de dormir
Ler um livro leve, meditar, ouvir uma música gostosa ou ficar carinhosamente com o seu parceiro. Fazer qualquer uma dessas coisas antes de dormir aumenta para o cérebro a impressão de que aquele lugar é calmo, relaxante e gostoso. Assim, a guarda é abaixada e o sono vem com mais facilidade.
7 – Feche os olhos e bons sonhos!
De acordo com especialistas, se você não possuir nenhuma condição que afete o sono é provável que você adormeça em até 10 minutos depois de deitado. Super-relaxado, é só aproveitar uma boa noite. Bons sonhos!