Como está a qualidade do seu sono? Uma boa noite de descanso é fundamental para manter o metabolismo funcionando corretamente, reparar o corpo do cansaço do dia anterior e até prevenir a depressão. Só por esses motivos já seria interessante incluir “dormir bem” nas suas resoluções de Ano-novo, não é mesmo? Mas saiba que dormir bem também ajuda a prevenir a obesidade e a hipertensão e ainda melhora a memória.
E por mais que você já saiba todas as vantagens de uma boa noite de sono e do quão delicioso é chegar em casa depois de um dia longo de trabalho e cair na cama por algumas horas, um sono realmente reparador não é tão simples assim de conseguir. De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, um sono de qualidade passa por dois estágios distintos: o REM e o não-REM. E como eles se revezam ao longo da noite, é interessante que todo o tempo que você estiver dormindo seja relaxante – assim você vai aproveitar ao máximo.
Como incorporar bons sonhos nas resoluções de Ano-novo
1 – Prepare seu quarto
O escuro é essencial para a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono e controle do nosso relógio biológico. Por isso, antes de dormir, feche as cortinas, desligue as luzes do celular, computadores e a televisão.
Também garante que seu quarto não esteja muito quente nem muito frio.
2 – Nada de álcool ou café antes de dormir
Mesmo que depois de algumas (várias) cervejas ou taças de vinho tenhamos a sensação de que vamos dormir como bebês, a realidade não poderia ser mais distante. Estudos têm mostrado que o consumo de álcool logo antes de dormir atrapalha especialmente a parte do sono REM. Já o café, alguns chás e refrigerantes não são recomendados porque ou possuem cafeína, que atrapalha o sono, ou muito açúcar, que nos mantém ligados.
Já bananas, leguminosas e leite são excelentes para melhorar a qualidade do seu sono.
3 – Verifique as condições da sua cama
O colchão e o travesseiro da sua cama não são meramente decorativos. Erros na inclinação do seu pescoço no travesseiro ou na dureza do colchão podem causar dores musculares e atrapalhar o sono.
4 – O quarto é só para dormir e fazer sexo
Especialistas afirmam que trazemos muitos problemas para nossos quartos e isso faz com que ele não seja o santuário relaxante que queremos e precisamos para uma boa noite de sono. Por isso, trabalhar, estudar, ver televisão e qualquer outra atividade que pode trazer estresse devem ser feitas fora do quarto. Reserve seu cantinho para as horas de sono e de prazeres a dois.
5 – Faça atividades relaxantes antes de dormir
Para ter uma boa noite de sono é interessante que seu corpo já esteja relaxado. Tente ler um livro leve, meditar ou tomar um banho para ajudar o corpo a desestressar da rotina e dos acontecimentos do dia a dia e, consequentemente, dormir melhor.
6 – Cuide da sua alimentação e faça exercícios físicos
A qualidade do seu sono é intimamente ligada a qualidade da sua saúde enquanto acordado. Uma alimentação balanceada e sem muita concentração de gorduras, assim como a prática regular de atividades físicas ao longo do dia são cruciais para que você consiga chegar à noite relaxado e dormir que nem um anjinho por oito horas.
7 – Corte o cigarro
O cigarro causa dezenas de danos à saúde e estudos têm mostrado esses hábito também pode afetar o sono. Segundo os resultados, os fumantes são até quatro vezes mais propensos a permanecer cansados mesmo após uma noite de sono além de normalmente relatarem menos horas de sono.