Quarto: Organizando os móveis

FacebooktwitterFacebooktwitter

O quarto é um espaço íntimo, o local onde descansamos e recarregamos nossas energias. Por isso ele merece atenção especial na hora da organização e decoração.

É importante que ele seja um ambiente relaxante, precisa ser organizado de maneira prática para o dia a dia e independente do seu gosto pessoal para decoração, existem algumas dicas que você pode seguir para fazer com que os móveis do quarto sejam distribuídos de maneira adequada e funcional

Planejando a Decoração

quarto

 

1- É importante entender o layout. Antes de comprar novos móveis ou de tentar usar os que já possui, é necessário saber como o cômodo está organizado. Alguns pontos a considerar ao analisar o layout:

  • – As medidas das paredes. Utilize uma trena ou fita métrica para medir com precisão o espaço das paredes.
  • – Verifique onde estão as tomadas, interruptores e entradas de cabos. Fique atento onde estão as tomadas para ligar possíveis luminárias, televisão e outros possíveis dispositivos.
  • – Janelas. Veja em quais paredes tem janelas, verifique as dimensões destas dentro do espaço.
  • – Armários, closet e demais portas. Observe quais as paredes que possuem portas, onde o armário/closet está localizado e quais paredes não possuem nenhuma interferência.

2 – Meça todos os móveis. Decida quais móveis você gostaria de colocar, comparando as medidas com as dimensões do quarto. Fique atento para não comprar móveis que não caibam no espaço nem para mover móveis pesados sem necessidade.

 

porta

 

3 – Preste atenção na porta. Verifique a área que a sua porta ocupa para abrir e fechar, deixe espaço suficiente para que ela não fique trancada ou que não abra totalmente.

4 – Faça uma lista de atividades que irá realizar dentro do quarto. Além de dormir, muitas pessoas ficam fazendo mais coisas do que apenas deitarem-se para descansar. Você irá assistir televisão ou ler em seu quarto? Vai se vestir, maquiar e arrumar o cabelo? É um quarto para uma ou duas pessoas? É um quarto de uso diário ou quarto de hóspedes? Depois de responder a estas perguntas, você saberá quais móveis terão de ser utilizados.

 

tamanho

 

5 – Tamanho dos móveis. Coloque os móveis que tenham um tamanho adequado em relação ao espaço. Pense no tamanho do cômodo e da residência como um todo. Você mora em um apartamento/casa minúsculo com um quarto pequeno ou em um apartamento/casa grande? Móveis muito grandes não são adequados para apartamento pequenos, enquanto camas muito pequenas e escrivaninhas podem passar a sensação de estarem deslocadas num quarto muito grande. Os móveis devem ser de um tamanho adequado em relação ao espaço que você possui.

6- Siga o seu estilo e gosto pessoal. Algumas pessoas gostam de design moderno e minimalista, enquanto outras dão preferência a um layout mais completo e aconchegante, cheio de objetos de decoração. Além daquelas que adoram uma parede branca ou totalmente decorada com fotos, quadros ou pinturas. Lembre-se que o espaço deve ser organizado de maneira funcional.

 

cama1

 

7 – Após o levantamento das informações a cima e execução, comece escolhendo a cama certa. A cama é a parte mais importante do quarto. Logo ela é o móvel que deve ser colocada primeiro. Um local recomendado para se colocar a cama é no centro da parede diretamente do outro lado da porta, fazendo dela o ponto focal. Outro bom local para colocar a cama é posicionada na maior parede. Outras possibilidades:

  • – Se você tem janelas grandes e mais altas em relação ao chão, um possibilidade é posiciona-la logo abaixo. Porém fique atento a altura da cabeceira de sua cama para que não cubra a janela e bloquei a luz natural e também para que a cama não fique amassando as cortinas, para isso, desloque a cama alguns centímetros da parede.
  • – Outra opção é colocar a cama entre duas janelas, se elas estiverem em um só lado de uma parede. Lembre-se de verificar se há espaço suficiente para que a cama fique alinhada bem no centro.
  • – Fique atendo quanto ao tamanho da cama, hoje no mercado existem camas de várias alturas e tamanhos, desde de solteiro à super king.  Escolha o tamanho certo, deixando espaço suficiente ao redor da cama para poder levantar e circular pelo cômodo. Se você dorme sozinho, não há nenhum problema em deslocar a cama para uma parede. No entanto, se o quarto é para o casal, deixe espaço suficiente para os dois poderem levantar da cama.
  • – Caso você utilize sua cama para leitura ou assistir TV, a dica é comprar uma Cama Articulada. Elas permitem que você consiga levantar e inclinar a cabeça e tronco, sem a necessidade de utilizar várias almofadas. Além disso você pode levantar um pouco as pernas para relaxar após um dia de trabalho
    • Muitas pessoas ainda tem preconceito quanto a camas articuladas, porém com o avanço da tecnologia e design elas estão cada vez mais bonitas e confortáveis para serem utilizadas no dia a dia.
  • – Se o quarto é para crianças, avalie e comprar uma cama multifuncional, como por exemplo uma bicama com espaço interno tipo baú, ou uma bicama que vire cama de casal caso você tenha que utilizá-la para receber visitas.

8 – Guarda-roupas.  Se você não tem um closet, esta é uma opção. Para a maioria das pessoas, o guarda-roupa é a segunda maior peça de mobília num quarto. Se possível coloque-o do lado oposto a cama para que equilibre a disposição do ambiente.

 

criadomudo

 

9 Criado-mudo. Depois de resolver o espaço da cama e do guarda-roupas, é hora de posicionar os móveis menores para preencher o espaço. O criado mudo ou mesinhas de cabeceira é uma peça muito importante, pois é nela que será posicionado luminárias, abajures, livros, controles, celulares e etc.. Os criados-mudo devem ser posicionados em cada lado da cama. Escolha um que tenha a altura de sua cama.

  • – Existem vários tamanhos, formatos e acabamentos. Analise se é necessário gavetas ou prateleiras e escolha o modelo que atenda ás suas necessidades.

aparador

 

10 – Existe espaço para mais móveis? Depois de colocar os móveis mais importantes, avalie se existe a possibilidade e a necessidade acrescentar mais móveis ao ambiente. Uma escrivaninha, uma poltrona ou cadeira confortável. Pense no que você precisa e finalize a organização dos móveis.

  • – No pé da cama você pode colocar um banco, ele fará o papel de aparador e servirá como um lugar extra para sentar, este tipo de aparador é uma ótima área para você sentar e colocar seus sapatos.
  • – Espelhos nunca são demais, eles ampliam o ambiente e podem ser fixados em alguma parede ou junto ao chão.
  • – Tapetes vão deixar seu ambiente mais aconchegante.

11 – E por fim. Crie vários pontos de iluminação no ambiente. Tente colocar abajures ou luminárias em cima das mesinhas laterais, ou onde for seu canto de leitura, por exemplo.

Fonte: wikihow

 

Gostou destas dicas? Compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo. 

Alguma duvida? entre em contato conosco 

FacebooktwitterFacebooktwitter

7 thoughts on “Quarto: Organizando os móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *