Os padrões de sono vão se alterando conforme envelhecemos, o sono na terceira idade vai se tornando mais suave e leve, pegar no sono fica mais lento e geralmente não passam de horas por noite. E durante estas escassas horas de sono podem ocorrer diversas interrupções durante a noite , que podem dificultar ou prejudicar o sono profundo.
Além disso, nesta fase da vida as pessoas vão ficando mais baixas, por conta dos encurtamentos musculares que ocorrem nas regiões da coluna cervical e lombar, diafragma e membros inferiores. Outros fatores como biológico, traumatismo ou hábitos errôneos, também colaboram para a mudança na posição do indivíduo e do seu centro de gravidade. Sendo assim, é indispensável que o idoso mantenha o cuidado diário com a postura e adote medidas saudáveis para dormir, afim de evitar dores problemas estruturais
Outro fator importante é a atividade física na terceira idade que tem sido considerada um importante componente de um estilo de vida saudável, devido particularmente a sua associação com diversos benefícios para a saúde física e mental e claro, benefícios para o sono.
Dicas importantes para o sono na terceira idade:
- Sempre revise, com um médico, o uso de seus medicamentos.
- Mantenha um ambiente escuro e silenciosa na hora de dormir.
- Evite a presença de aparelho televisivo ou rádio.
- Evite o uso de álcool, café, chá, cigarros, próximos da hora de dormir. Evite também a ingestão de grandes quantidades de líquidos, assim como refeições copiosas.
- Não leve os problemas para a cama, deixe suas preocupações na sala. Certamente o que não foi resolvido até este momento poderá esperar o amanhecer. Durma sempre de cabeça vazia.
- Exercite-se, isso melhorará a qualidade do sono e sua rotina do dia-a-dia.
- Faça uma sesta após o almoço, vinte a trinta minutos são suficientes. Após esta, evite cochilos durante o dia.
- Mantenha o quarto arejado e aberto durante o dia.
- Preserve seu bem-estar, depressão, isolamento, ansiedade, tudo isso pode causar insônia.
- No caso de levantar-se várias vezes para ir ao banheiro, mantenha iluminado o trajeto até o seu banheiro – iluminação baixa pode ser muito útil. Retire tapetes soltos e use chinelo com solado antiderrapante. Não caminhe de meias. O risco de quedas e fraturas é muito grande nesta situação.
- Cultive o seu bem estar. Procure amizades e atividades para preencher ser dia. Depressão, isolamento e ansiedade causam insônia.
Com a chegada do frio coloque roupas que mantenham o calor corporal durante o sono. Pijamas de lã, camisetas de manga comprida e moletons são boas opções para manter o corpo aquecido. Estudos mostram que dormir em um local com temperatura um pouco mais fria permite que as pessoas tenham sonos mais profundos e longos. É necessário cuidado para não se aquecer demais, pois o calor pode causar desconforto e há a possibilidade de o sono ser mais agitado que o normal. Com várias camadas de roupa, será possível ajustar o calor corporal mais facilmente após aquecer-se na cama.
fonte: A Terceira Idade
Gostou de nossas dicas? tente aplica-las, conhecimento por conhecimento não serve para nada, a menos que apliquemos de forma a melhorar nossa vida.
Alguma duvida? entre em contato conosco contato@arqdosono.com.br.
Gostou da Matéria “O sono na terceira idade”? compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo.
Eu não dormia bem, mas depois que comecei mudar meus hábitos, estou dormindo mais cedo e acordando cedo, fazendo exercícios, estou bem melhor.
muito bom seu artigo