Decoração de quarto de casal: sugestões para projetos personalizados?

FacebooktwitterFacebooktwitter

decoração de quarto de casal

O quarto do casal (ou – por que não? – a suíte principal só para você) é um dos cômodos mais importantes na decoração de uma casa. Porque é nela que passamos (idealmente) um terço dos nossos dias e recarregamos as energias para o que está por vir. É um cantinho de privacidade, de aconchego, e isso deve se refletir na decoração, ao mesmo tempo em que não destoa do nosso gosto pessoal e de toda a decoração da casa.

Ufa! Parece muita informação para um cômodo só, não? Mas calma, que fazer a decoração do quarto de casal não é algo tão complicado assim. Por conter móveis grandes e básicos, sobra pouco espaço para pirar em uma decoração nos apartamentos de hoje em dia, que têm um tamanho cada vez mais limitado. Se a sua casa é maior, aí as possibilidades já aumentam.

Para as duas situações, selecionamos algumas ideias simples que podem ser utilizadas para personalizar os projetos de decoração do quarto de casal da sua casa e transformá-lo no seu santuário. Tudo com muito estilo.

Dicas para decoração de quarto de casal pequeno e médio

1 – Cores, adesivos ou papéis de parede

decoração de quarto de casal

Esta é uma alternativa simples e muito barata de mudar completamente a cara do seu quarto. Em quartos muito pequenos, a recomendação é optar por cores mais claras, que dão uma sensação de amplitude para o cômodo. No entanto, cores mais quentes em apenas uma parede são capazes de trazer um aconchego a mais e muita personalidade ao quarto.

Combine com almofadas em cores semelhantes ou completamente contrastantes à parede para unificar o ambiente. Por exemplo: roxo e amarelo; azul e laranja. Adesivos grandes também são uma ótima alternativa para quem quer manter a cor das paredes mas mesmo assim quer dar uma cara nova ao ambiente.

2 – Espelhos

decoração de quarto de casal

Além de serem bem interessantes para momentos mais íntimos do casal, os espelhos também dão uma sensação de amplitude maior para o cômodo. Sem contar que conferem estilo e modernidade para o quarto.

3 – Nichos, prateleiras e armários suspensos

decoração de quarto de casal

Nichos, armários e prateleiras são excelentes para aumentar o espaço útil do quarto e ainda oferecer um local para expor itens decorativos – fotos, pequenos quadros com citações ou vasinhos.

Em casos de reformulações com orçamento mais enxuto, é mais recomendável investir em nichos ou prateleiras que você encontra em casas de decoração ou materiais de construção. Se você pode dispor de mais verba para o projeto, pense em armários com e sem portas para otimizar ainda mais o espaço.

4 – Plantas são uma boa ideia

decoração de quarto de casal

Certamente você já ouviu que plantas dão uma sensação de aconchego e charme em um cômodo. Então, por que deixá-las restritas às salas e sacadas? Se o espaço for maior, você pode colocar uma planta grande no canto do quarto. Se cômodo tem uma metragem menor, invista em pequenos vasos em criados mudos ou nas prateleiras acima da cabeceira da cama.

Lembra das dicas das plantas que melhoram a qualidade do sono? Aproveite para deixar o quarto bonito e ainda mais relaxante.

5 – Luminárias e luzes indiretas

decoração de quarto de casal

A iluminação é uma das partes mais importantes da decoração do quarto de casal, assim como de todos os cômodos. Isso porque ela cria uma perspectiva diferente e tem a capacidade de tornar uma ambiente mais aconchegante.

Uma boa ideia é colocar um abajur com luz amarela no canto ou luzes indiretas no teto. Você também pode pensar em uma luminária estilosa e diferente. Várias lojas de decoração ou projetos do tipo “Faça Você Mesmo” têm ótimas opções.

6 – Falta de espaço? Cama-baú ou baú em frente à cama

decoração de quarto de casal

Os quartos em prédios mais modernos têm cada vez metragens menores. E isso se torna um problemão na hora de garantir espaço para todas aquelas coisas que você acumulou ao longo dos anos ou que são realmente essenciais. Uma boa solução para essa situação são os baús em frente à cama (que podem se tornar lindos bancos com apenas uma almofada em cima, além de serem superestilosos) ou camas-baús.

Dicas de decoração de quarto de casal grande

Além das dicas já faladas para os quartos pequenos e médios, você também pode investir em outras soluções como:

1 – Antessala

decoração de quarto de casal

Para quartos com metragens realmente grandes é possível fazer uma pequena antessala com um sofá (ou duas poltronas) e uma pequena mesa de centro em cima de um tapete. Essa mesa pode ser decorada com vasos com flores ou livros mais bonitos.

2 – Cantinho de leitura

decoração de quarto de casal

Comum em casas com estilo americano, o cantinho de leitura logo abaixo da janela é uma solução incrível para dar charme ao seu quarto. A cor da almofada pode combinar com o restante do quarto, mas destoar de leve se tiver um padrão diferenciado.

3 – Inverta a ordem e coloque o armário atrás da cama

decoração de quarto de casal

Normalmente os armários são colocados ao lado da cama e se tornam mais um peso do que necessariamente um objeto de decoração no quarto, certo? Mas isso pode ser facilmente mudado com uma cortina logo atrás da cama. Além de fazer as vezes de uma parede colorida, ela cria a sensação de um fim de um quarto e esconde um closet atrás.

 

cta-guia-completo-colchao-arq-do-sono

FacebooktwitterFacebooktwitter

4 thoughts on “Decoração de quarto de casal: sugestões para projetos personalizados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *