Aquela conversa de que a média ideal de sono é de oito horas por noite não é história pra boi dormir. Durante o período de descanso noturno, o organismo promove e executa todo o processo de restauração do corpo. Logo, um sono de qualidade com tempo ideal é o resultado perfeito para uma noite bem dormida.
A recomendação dos especialistas médicos é que uma pessoa adulta deve ter, em média, 8 horas de sono por dia sem interrupções. Essa média pode variar a depender da faixa etária. Adolescentes, por exemplo, precisam de 8 a 10 horas diárias de sono; crianças, de 9 a 13 horas por dia e bebês precisam de pelo menos 12 a 16 horas diárias de descanso noturno.
Mas não é só isso. Além de um horário regular e constante de sono, a implantação de uma rotina noturna regular, adoção de uma alimentação saudável e a prática constante de exercícios físicos também são alguns dos cuidados principais que te auxiliam a manter um sono de qualidade.
Além disso, é importante criar um ambiente aconchegante e livre de ruídos ao se preparar para dormir. Evitar o uso de telas (celulares, computadores, tablets), tomar chás relaxantes, fazer alongamentos e reduzir a iluminação são técnicas que ajudam a criar um clima propício e proporcionar uma ótima noite de descanso.
Nesse post organizamos alguns dos principais benefícios de uma boa noite de sono, confira:
Redução do estresse e melhora do humor
Uma noite bem dormida facilita o descanso do cérebro. Ao descansar, a produção de cortisol e adrenalina (hormônios relacionados ao estresse) é drasticamente reduzida, garantindo que você tenha mais disposição, energia, bom humor e menos estresse para o dia seguinte.
Controle do apetite
Ainda não dá pra emagrecer dormindo, mas dá para controlar a fome na hora do repouso noturno. Os hormônios que regulam a sensação de saciedade estão moderados durante o sono, como a leptina e a grelina, reduzindo o apetite e a necessidade de ingestão de calorias.
Melhora da memória e do raciocínio
Após uma noite bem dormida, você terá muito mais chances de reter e processar melhor informações e experiências. Isso acontece porque, em uma determinada fase do seu sono, o cérebro processa, retém e filtra as informações que você recebeu durante o dia, armazenando somente o que é importante.
Além de auxiliar a memória, um repouso noturno bem feito também melhora a capacidade de cognição, atenção e tomada de decisão, aprimorando o desenvolvimento do raciocínio.
Rejuvenescimento da pele
Durante o sono, o corpo produz um hormônio chamado melatonina, que atua como antioxidante e auxilia na renovação das células da pele. Assim, há diminuição das rugas e linhas de expressão, ajudando no rejuvenescimento.
Prevenção de doenças e reforço da imunidade
Uma quantidade ideal de sono melhora os níveis de pressão arterial e estabiliza os índices glicêmicos. Ou seja, um bom sistema imunológico decorre também de uma boa noite de sono, que previne doenças cardiovasculares e faz com que seu organismo combata infecções virais e bacterianas, reduzindo os riscos à saúde mental e física.
Conclusão
Um descanso noturno de qualidade traz incontáveis benefícios para a sua saúde. Caso você tenha insônia ou outros problemas mais sérios para dormir, consulte um médico especialista.
Mas se tudo o que você precisa é de uma cama bem estruturada e colchões de qualidade para poder dormir melhor, a Arquitetura do Sono pode resolver esse problema. Fale conosco pelos nossos canais de atendimento!
Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais!