Escolher o colchão ideal é muito importante para a saúde e bem estar, mas você sabia que escolher o travesseiro certo pode influenciar tanto quanto o colchão na sua noite de sono? confira aqui nosso guia de como escolher travesseiro da maneira correta
Uma noite mal dormida pode representar um verdadeiro estrago durante o seu dia. E se você sente dores principalmente no pescoço, pode ser um indício de que algo está errado e que seu travesseiro não lhe dá o suporte necessário.
E para começar nosso estudo sobre como escolher travesseiro de maneira correta, vamos conhecer os tipos de travesseiro disponíveis no mercado.
Como Escolher Travesseiro de Maneira Correta – Tipos de Travesseiro
Espuma compacta ou poliuretano: não cede facilmente ao peso da cabeça, o que não varia a altura do travesseiro durante a noite, porém é pouco macio.
Espuma viscoelástica: automoldável e termossensível, esse material se adapta ao contorno e à temperatura da cabeça, exercendo uma menor pressão nas áreas mais quentes ou salientes e facilitando a circulação sanguínea. Conhecidos também como travesseiros de espuma NASA oferecem ainda maior capacidade de absorção do peso e distribuição equilibrada da pressão sobre a cabeça ou corpo, agindo como um verdadeiro amortecedor.
Látex: são travesseiros extremamente confortáveis. Possuem toque aveludado, fornecendo o apoio ideal em todas as posições de sono. Sua estrutura celular permite retornar à sua forma original mesmo depois de consecutivas deformações. São moldados com milhares de furos que formam canais internos de circulação de ar e sua estrutura é composta por milhões de células totalmente abertas, facilitando a respiração e fazendo com que o travesseiro fique todo o tempo numa temperatura inferior à do corpo.
Fresh: espuma especial de poliuretano expandido, produzida com células abertas para proporcionar frescor, ventilação, toque e maciez superiores às espumas comuns, usadas nos colchões, que são duras e ásperas, com pouca aeração.
Molas: o sistema de molas consiste numa colméia de espuma macia, onde se alojam as molas, totalmente separadas e independentes. Os inúmeros casulos permitem alta ventilação, frescor e higiene. As molas podem sofrer flexão lateral dentro de seus casulos, permitindo que os travesseiros sejam dobrados até 90 graus, sem qualquer deformação.
Plumas e penas de ganso: estes são os modelos mais macios, moldáveis e leves. Eles se ajustam facilmente ao formato da cabeça. Porém, são os que mais acumulam fungos, ácaros e bactérias, além de não serem estruturados o suficiente para alinhar a cervical com o tronco. Troque-o com muita freqüência.
Altura regulável: desenvolvidos para que o usuário possa regular e acertar a altura e maciez do travesseiro exatamente ao seu gosto, eles possuem três camadas internas removíveis. O usuário pode a qualquer tempo escolher entre quatro alturas.
Como Escolher Travesseiro de Maneira Correta – Qual o Modelo de Travesseiro Ideal?
O modelo ideal deve adaptar-se ao corpo e proporcionar conforto, deixando a sua postura correta durante o sono.
É importante observar se, junto com o colchão, o travesseiro também mantém a coluna alinhada. Ele precisa preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão e ceder na medida exata da curvatura do corpo. O ideal é deitar-se sobre uma cama e verificar se seu pescoço está alinhado. Se estiver muito alto ou muito baixo esse não deve ser o mais indicado. Alguns travesseiros já possuem um formato mais anatômico e podem ter regulagem de altura, como é o caso do Travesseiro Multicamadas
Na hora de escolher o travesseiro é preciso estar atento à posição em que se dorme e também ao tamanho da sua cintura escapular, pois é ele o principal fator para definir a altura do travesseiro. Outro ponto que deve ser considerado é o grau de firmeza do colchão utilizado. Colchões macios tendem a ceder mais na região dos ombros do que colchões firmes, isto faz com que uma mesma pessoa precise de travesseiros com diferentes alturas dependendo do colchão.
“Lembre-se de que a altura ideal é diferente quando você dorme de lado e quando dorme de barriga para cima”.
Exagerar na altura do ou pecar pela falta refletem em descanso de má qualidade e dormir sem travesseiro não é ideal, pois o pescoço precisa de um apoio.
Travesseiros muito macios podem ser mais confortáveis mas podem trazer problemas a saúde, causam dores no pescoço e na coluna por fazê-la adotar uma má postura. “Vale lembrar que o correto é dormir com dois travesseiros, um debaixo da cabeça e outro entre as pernas, chamados de travesseiro de corpo“.
Como Escolher Travesseiro de maneira correta – Modelos da Arquitetura do Sono
Aqui na arquitetura do sono temos a consciência de que o travesseiro influencia diretamente na qualidade do sono e consequentemente nossa saúde, pensando nisso separamos uma seleta linha de travesseiros que vão te ajudar a encontrar o melhor sono da sua vida. conheça um pouco abaixo e clique nos links para ir para a pagina de cada produto
Travesseiro Magnético Multicamadas:
Desenvolvido com espuma viscoelástica (NASA) injetada de alta tecnologia, o Travesseiro Magnético Multicamadas tem por principais vantagens o suporte para a coluna cervical e a regulagem da altura através das camadas, o Travesseiro Multicamadas conta ainda com as tecnologias de Magnetoterapia e Infravermelho Longo.
Travesseiro de Corpo:
O Travesseiro de Corpo ajuda a manter a postura correta principalmente para quem dorme de lado, promovendo um sono tranquilo.
Ideal para gestantes e pessoas em recuperação cirúrgicas.
Travesseiro Antialérgico Sanomed
O travesseiro antialérgico Sanomed é a garantia para uma perfeita noite de sono! O tecido possui trama bem fechada, impossibilitando a entrada de ácaros e a formação de bolor. Já o enchimento flocado possui formato esférico: quando entra em atrito, mata todas as bactérias que ali estiverem. Um produto tecnologicamente e clinicamente testado e aprovado. Não retem poeira, bolor e ácaros.
Travesseiro de Látex Natural
Os travesseiros de látex são confortáveis e extremamente benéficos aos seus usuários. Possuem o apoio perfeito para qualquer posição do sono e têm, em suas células, propriedades que minimizam a deformação mesmo após horas de uso contínuo, facilitando a volta à sua forma original. Além destes benefícios, os travesseiros de látex são higiênicos, bem ventilados e ideais para qualquer estação.
Fibra Siliconizada
Com recheio em fibra siliconizada, este modelo é mais básico e super macio. O Travesseiro Liberty é não alérgico e tem a altura certa para quem dorme de costas.
Gostou deste artigo? conheça nosso Guia Rápido para Hora de comprar colchões clicando abaixo.
Muito bom.