Colchão firme x colchão macio: qual é o melhor?

FacebooktwitterFacebooktwitter

Colchão firme ou colchão macio? Qual é o melhor para a saúde? Este questionamento surge em nossas cabeças sempre que pensamos em trocar nosso colchão. Será que minha última escolha foi acertada? Será que é melhor procurar por algo duro para minha coluna ou macio que me proporciona conforto? Pensando nestes questionamentos que hoje escrevemos este artigo para que você possa observar detalhes além da firmeza ou maciez na hora de avaliar um novo produto.

Colchão Firme

Dúvida 1: Colchão firme é melhor, faz bem para a coluna

Por muito tempo se pensou e se vendeu a ideia de que o bom para a saúde era o colchão firme. O ortopédico, por um longo período, foi o campeão de vendas quando se tratava de colchões. Muitas vezes era comum ouvir pessoas mais antigas falando: “Tá com dor nas costas? Deita no chão duro que resolve”. E realmente o mercado de colchões se posicionava da mesma forma: fornecendo colchões rígidos. Muitos até com estruturas de madeira em seu interior para garantir o nível de firmeza necessário. Hoje, com os avanços dos estudos da fisiologia já se sabe que um colchão duro demais pode ocasionar graves lesões em articulações como ombros e quadris.

Dúvida 2: Colchão macio é melhor, pois nos dá conforto

Da mesma forma que muita gente dizia que o colchão firme era benéfico à coluna, existia uma vertente que pregava que o colchão macio proporcionava mais conforto e acomodação para as articulações. Isso em parte é uma grande verdade, pois  o material em que o produto é desenvolvido não representa pressão sobre nossas articulações obviamente que o conforto articular é preservado. Mas na contramão do conforto e da suavidade, os colchões macios não conseguem promover o suporte necessário para a coluna, o que pode ocasionar uma série de lesões – hérnias de disco, bicos de papagaio (osteofitose).

Dúvida 3: Se nem o colchão firme nem colchão macio são os melhores, qual é o ideal?

Quando tratamos de procurar o colchão ideal, encontramos muitas informações. Porém existe um fator determinante para se dizer que um modelo é o ideal. Este fator é o usuário. Antes de levantarmos os materiais adequados precisamos entender que cada pessoa possui necessidades individuais e é isto que vai determinar se um colchão é adequado ou não. Quando iniciamos a pesquisa e procura por colchões, os primeiros itens que devemos levantar são quais as nossas necessidades com relação ao colchão. Por exemplo: dores na coluna, problemas de dores em ombros ou quadris, sensibilidade articular, fibromialgia, entre outros. O importante é que o consultor de vendas que lhe auxiliará neste processo saiba fazer esta anamnese antes de lhe indicar qualquer modelo.

Dúvida 4: Densidade Progressiva Inteligente. A tecnologia que dá suporte à coluna e conforto às articulações ao mesmo tempo.

A tecnologia da densidade progressiva Inteligente vem revolucionando o mercado de colchões. Produtos que apresentam esta tecnologia conseguem, ao mesmo tempo em que premiam o conforto das articulações, dar o suporte necessário para que a coluna fique em uma posição de descanso. Em nosso blog temos um post que trata especificamente deste assunto.

PRECISA DE AJUDA PARA ESCOLHER SEU COLCHÃO? FALE COM UM ESPECIALISTAS

 

fale_conosco_chamadablog

FacebooktwitterFacebooktwitter

35 thoughts on “Colchão firme x colchão macio: qual é o melhor?

  • Caro amigo, comprei ontem um colchão D23 e é muuuito duro.
    Eu e minha esposa não dormimos bem.
    Ambos somos pequenos: eu 1.67m x 84Kg x 56 anos e ela 1.55m x 53kg x 56 anos
    Já usamos colchões com densidade D23 e não nos incomodou em nada.
    Mas esse tá de matar. Nossos quadris e ombros não cedem quase nada dele.
    Será que a densidade informada está errada?
    Ou será que nós iremos nos habituar com ele?

  • Caro Giovanni!

    Primeiramente gostaria de agradecer por sua participação em nosso blog,
    certamente sua duvida pode ser a duvida de outras pessoas.

    O Colchão de Densidade 23 é um colchão da categoria dos mais macios, me causa certa estranheza o desconforto de vocês, para que possamos fazer uma analise mais profunda da situação seria importante sabermos se não existe nenhum outro fator agravando a situação.

    Você ou sua esposa tem algum tipo de tendinite, bursite, ou qualquer outra inflamação em ombro ou quadris?
    O desconforto que você sente é ao acordar ou ao deitar?
    O colchão tem que espessura/altura?
    Ele esta sobre cama de estrado ou box?

    se preferir responda diretamente no meu e-mail que eu te retorno por lá.

    Grande Abraço e bom sono.

    Atenciosamente
    Marcos Gaubert

  • Também sinto dores nos ombros, costas, cervical, tenho tendinite, bursite, tenossinovite, escapula alada! Já experimentei terapêutico e achei muito duro, um de látex e achei que pressionava ombros, tenho 1, 70 e 79kg! Gostaria de algo que sustente a coluna mas dê conforto para as articulações! Geralmente acordo com dores na parte superior das costas e rosto inchado, dolorida! O que faço?

  • Olá! Amigo, Sair com meu marido numa verdadeira odisséia atrás de um bom colchão com custo-benefício dentro dos nossos padrões. Aqui no meu estado duas marcas se destacam por serem mais popular a “Ortobom” e “Reconflex”, são tantas tecnológicas novas, espuma da Nasa, molas ensacadas, tecido de fibra de bambu uma loucura para cliente leigo no assunto, vc tem alguma sugestão peso 70 K e meu marido 90 colchão mais firme no estilo D45 nos agradas mais o que me sugere aguardo suas orientações.
    Grata e parabéns pelo blog.

  • Bom dia Erika, recomendo sempre antes de comprar um colchão, pesquisar mais sobre a marca. Um bom lugar para pesquisar é no site Reclame Aqui, nele você pode pesquisar pela marca do colchão e nome da loja. Assim você terá uma real noção se estas marcas realmente se preocupam com o bem-estar de seus clientes.

    Para recomendar um colchão adequado para vocês, é necessário saber altura e peso do casal.
    E lembre-se: Mesmo gostando de um colchão mais firme fique atenta a necessidade de acomodar de forma confortável ombro e quadril.

  • Bom dia Denise, tudo bom? Neste seu caso em específico, recomendamos colchões com a tecnologia “Densidade Progressiva” você pode conhecer mais sobre neste link http://arqdosono.com.br/?p=122
    Recomendamos também a leitura destes materiais:

    1 – Guia: como escolher o colchão certo > http://arqdosono.com.br/?p=2314&preview=true
    2- O melhor colchão para dores nas costas > http://arqdosono.com.br/colchao-para-dor-nas-costas/
    3 – Elimine agora a dor nas costas de seu dia a dia. > http://arqdosono.com.br/dor-nas-costas-2/

    Caso queira conhecer alguns modelos de colchões acesse: http://arqdosono.com.br/categoria-produto/colchoes/

    Atenciosamente

  • Ola! Eu comprei um colchão e tenho sentido muitas dores nas costas. Sinto falta de ar de tanta dor. Tentei me acostumar, mas n deu. Já são 14 dias dormindo nele e as dores só aumentam.
    Eu sou bem pesada 100 kg e 1,64 de altura, meu marido pesa 87 e 1,79 de altura. Qual melhor colchão pra mim?

  • Boa Tarde Rafisa, nós indicamos, no seu caso, o colchão de densidade progressiva. Este tipo de colchão não possui apenas uma densidade de espuma em sua composição, ele é confeccionado em camadas de várias densidades e cada camada possui uma função, dentre elas, alinhamento da coluna, base ortopédica e conforto para ombros e quadril. Este tipo de colchão pode também ter uma superfície piramidal (opcional) com magnetos e infravermelho longo que ajudam na circulação sanguínea e no relaxamento da musculatura. Você pode ter mais informações sobre este colchões através deste link arqdosono.com.br/http://arqdosono.com.br/o-que-e-densidade-progressiva/ e também pode solicitar um orçamento através deste outro link: arqdosono.com.br/colchões_dp

    Estamos a disposição.

  • Boa Tarde, estou buscando um colchão de espuma firme/duro. Qual densidade me aconselharia?
    Desde já agradeço.

  • boa noite!
    A densidade correta pra mim conforme tabela é d26, porem o mercado tem diversos modelos, tenho constantes dores na lombar, qual o mais indicado?, macio, firme, resistente?

  • Tive uma hérnia de disco na Lombar e fui operada, mas desde então quando me deito em colchões Moles, no dia seguinte acordo com muitas dores. O que me recomenda?

  • Olá Tereza, certamente o colchão macio não proporciona o suporte ideal para alinhar sua coluna, O ideal é que o colchão tenha uma base para alinhar sua coluna e ao mesmo tempo camadas de conforto para acomodar ombros e quadril

    você pode conhecer alguns modelos de colchões que atendem a estes critérios clicando aqui

  • Bom dia! quero dica do colchão ideal para mim. Tenho 1.66 de altura e peso 63 kg
    Tenho 55 anos e sinto um pouco de dor na região lombar

  • Estamos procurando um colchão firme, meu marido dormia em um ortopédico e eu nao…pensei em um de mola ensacada, mas que deixe nossos corpos firmes.
    Ele – 1,75 – 117 quilos
    Eu – 1,66 – 75 quilos
    Aguardo uma dica!
    Desde já, muito obrigada!

  • OLá como vai, Michel falando
    Eu usava um colchão D23 e sempre doeu minha coluna, mas era leigo em questão de Densidade.
    agora mais esperto pesquisei porem mesmo assim acho que errei. comprei um ( confort Firme) camada de espuma e isopor. mas achei duro de mais. sera que questão de tempo para adaptar ?

    OBS: não tenho problemas de coluna

    Altura : 1,70
    Peso 85 Kg

    grato

  • Boa Tarde Michel,
    é normal que após a troca de um colchão você sinta um pouco de desconforto no início, pois seu corpo está se adaptando a uma nova plataforma!

    Recomendamos aguar alguns dias para adaptação!

  • Tenho muitas dores na lombar, comprei um coxão bem firme e parece que a dor aumentou, é normal ate acostumar, já fazem 20 dias que comprei, ou seria melhor trocar o coxão ?

  • Durmo em um colchão muito duro peso 85 meu marido pesa 90 agora comprei d 45 será que vai melhorar a minha dor no quadril.

  • Olá Joana, seria necessário avaliar seu biotipo, peso altura e sensibilidade para que possamos avaliar qual o melhor colchão para você e verificar se um colchão muito firme é o ideal para você!

  • Tenho 1,60, 53 kg e escoliose que não me incomoda. Sempre usei colchão de molas, até hoje, e tenho observado que nas últimas décadas a qualidade deles caiu muito. Em 2016 comprei um que era firme, com molas nanolastic e “pillow top”. Já em meados de 2019 começou a afofar demais e também afundar. Eu me sentia desconfortável logo ao me deitar nele e acordava no meio da noite com dor na coluna e na região cervical.
    Comprei outro com urgência de outra marca. Ele é firme e macio. Faz apenas 5 noites que usei. Meu sono está sendo satisfatório, mas quando me deito de barriga pra cima, noto que já está com um leve afundamento. O fabricante não me daria atenção, porque é muito pouco.
    Não é perceptível ao olhar nem ao toque.
    Se em tão pouco tempo está assim, imagino como será daqui a alguns meses.

    Enfim, acho que é melhor eu me preparar pra compra de outro colchão, e queria saber se seria recomendado um que seja quase duro. Estou perdendo a confiança nesses de mola e com “pillow”. Não sei se o que me prejudica é essa camada de conforto(?).

  • Olá Paulo, Existem colchões com pillow que são ruins e existem colchões com pillow que são excelentes, tudo vai depender da qualidade do produto!
    Se você gosta de colchões de molas com Pillow, Procure um colchão onde as molas tenham uma boa espessura para dar estabilidade e que o pillow seja de espuma , látex ou visco. Evite colchões com pillow de fibras pois tendem a ceder mais facilmente.

    O colchão não pode ser nem muito firme nem muito macio. O ideal é que o colchão consiga ter firmeza para alinhar sua coluna e ao mesmo tempo tenha conformo para suas articulações como ombro e quadril. Gostamos muito dos colchões em densidade progressiva pois eles fazem justamente isso.

    Para conhecer alguns modelos: acesse: https://arqdosono.com.br/categoria-produto/colchoes/

  • Olá amigo. Tenho 1,75 de altura e 80kg. Tenho um colchão D28 que tem me dado dor nas costas de vez em quando e tá bem amassado. Por isso penso em trocar. No meu quarto o espaço é pequeno então tb tenho o costume de passar parte do dia sentado na cama. Qual a densidade recomendada no meu caso?
    Por sentar na cama tb pensei em pegar um colchão de maior densidade como um Castor D45. Mas fiquei em dúvida se poderia me causar algum transtorno um colchão de alta densidade. Aguardo retorno. O colchão D28 que tenho sempre achei macio demais. Gosto de colchão um pouco mais rígido.

  • Amigo, tenho 1,92m e 84Kg, minha esposa 1,75m e 100Kg. Tínhamos um colchão de molas ensacadas pocket a apenas 1 ano que acabou cedendo e ficou cheio de buracos e resolvemos comprar um colchão bem firme D65 para melhorar o suporte a nossas colunas. Depois de 3 dias de uso do colchão, minha esposa adorou, ao passo que eu venho sentindo dores nas costas e acordo no mínimo duas vezes durante o sono por conta disso. Vc acha que é apenas adaptação do meu corpo a nova estrutura ou realmente exagerei na firmeza do colchão? Grato desde já!

  • Boa Tarde Adriano, tudo bem com você? Sua dúvida é muito comum quando um casal procura um colchão que se adéque ao biotipo dos dois. Seguindo as tabelas de biotipo, um colchão com densidade 65 não seria indicado para o seu biotipo nem para o da sua esposa, por isso você não está se adaptando. Nestes casos onde existem uma diferença de biotipo considerável entre o casal, indicamos o uso de colchões com um sistema de densidades chamado “Densidade Progressiva”. Este tipo de colchão é fabricado em camadas de espuma em densidades diferentes e cada camada tem uma função. As camadas de baixo são de espuma de alta densidade para dar alinhamento para coluna e as camadas de cima são para dar conforto articular. Desta forma ele de adéqua a diferentes biotipos. Caso queira conhecer mais sobre este tipo de colchão, acesse: https://arqdosono.com.br/o-que-e-densidade-progressiva/

  • Boa Tarde Rubens! Obrigado pelo seu comentário. Levando em conta seu peso e altura, o colchão ideal seria em densidade 33 preferencialmente. O importante é você se certificar que o colchão é realmente de qualidade antes de comprar para que ele não deforme tão cedo. Um colchão com densidade 45 pode dar um bom alinhamento para a sua coluna porém você poderá sentir dores nas articulações como ombro e quadril devida a pressão nessas áreas.

  • Olá Maria, tudo bem?

    Para podermos indicar um colchão dentro do biotipo seu e do seu marido, precisamos saber, além do peso, a altura de vocês dois e se possuem algum tipo de sensibilidade no corpo. Aguardamos sua resposta1

    Atenciosamente consultor do sono.

  • Olá, boa noite preciso comprar 2 colchões para meus filhos ambos dormem em beliche. Um tem 13 anos com 38 kg altura 1.51cm quer um colchão mais firme o outro tem 3 anos com 18kg altura 89 cm. Podem me indicar a densidade correta ou o mais indicado.

  • Olá,
    sempre dormi em um colchão mais firme. muitos anos com meu último, de espuma, e ele estava já ficando meio afundado e comecei a ter dores nos ombros, na lateral do quadril, na lombar.
    resolvi trocar porque já não conseguia mais dormir bem.
    eu tenho 34 anos, 155 e peso 53, não tenho problema na coluna mas trabalho muito sentada no computador e tenho tendência a ter tendinite e hemorroida. sempre achei que gostava de colchão “firme” mas percebi que eles geram pontos de tensão, nos meus ombros, lombar e isso parece que me faz acordar mais vezes a noite.
    resolvi trocar por um colchão macio. ao deixar nele e testar alguns, me pareciam muito confortáveis e que geravam menos tensão em meu corpo. achei que especialmente deitando de barriga pra cima , minha lombar encaixava bem.
    ainda estou em fase de teste. me parece que eu estou dormindo bem, não tive dores nas primeiras 4 noites do colchão
    mas, como ainda posso devolver ou trocar na loja multimarca que comprei, estou com dúvidas. como eu sei se esse é um bom colchão e se o fato dele ser mais macio do que eu estou acostumada não vai me gerar problemas na coluna? eu tenho a impressão que eu encaixo na espuma do colchão e não sei se isso é bom ou ruim. tenho a sensação das costas ficarem encaixadas no colchão, e que ele afunda um tantinho comigo nele. meu namorado está fora do brasil e tenho dúvidas se ele vai se adaptar ao colchão. ele tem 183 e 83kg.

    como eu posso saber que esse colchão é adequado ou não ?

    Obrigada!

  • Olá Bianca, tudo bem? É importante você tentar observar se sua coluna continua alinhada mesmo ele sendo um pouco mais macio! Um bom colchão precisa acomodar muito bem seu ombro e quadril e ao mesmo tempo manter sua coluna alinhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *