Qual o melhor? O colchão de látex ou colchão de visco? O que é mais importante para você? Saúde? Conforto? Durabilidade? Nós decidimos comparar estes dois campeões de vendas que, apesar do sucesso, são bastante diferentes entre si. A proposta é deixar que você decida qual o melhor para as suas necessidades.

Você provavelmente sabe disso
- Colchões de visco são conhecidos pelo alívio da pressão nas articulações e pelo conforto que proporciona. Porém, são produzidos com muitos produtos químicos.
- Colchões de látex são conhecidos por serem duráveis, amigos da natureza e saudáveis, mas que não premiam tanto o conforto.
Quadro de comparação: colchão de látex ou colchão de visco. Qual é o melhor?

Colchão de látex ou colchão de visco?
Colchões de látex costumam ser comercializados por lojas especializadas em camas e colchões, sendo mais difíceis de se encontrar em magazines. Isso acontece porque são produtos considerados mais saudáveis, o que exige um treinamento um pouco mais técnico dos vendedores. Estes colchões, por serem fabricados com matéria-prima natural, são considerados os colchões mais amigos da natureza.
Colchões de viscoelástico (também conhecida como espuma da “NASA”) superam a performance dos colchões de látex em todos os testes para medir o conforto, como circulação sanguínea apropriada, o alívio dos pontos de pressão é um dos mais claros sinais de conforto. O colchão de visco oferece ao seu corpo a superfície de maior conforto disponível no mercado, com a melhora na circulação sanguínea e o suporte para as articulação sendo seu grande diferencial.
Fazer esta escolha, seja pela saúde e pela natureza (colchão de látex) ou pelo conforto (colchão de visco) nunca foi uma tarefa fácil e sempre se traduz em um dilema para os consumidores.

O que é a espuma de látex e por que ela não é muito utilizada?
Espuma de látex é um tipo de espuma desenhada para durar mais do que as espumas tradicionais. Ela pode ser produzida usando ingredientes naturais ou sintéticos.
Existem quatro tipos diferentes de colchões de látex:
- Látex 100% natural
- Látex + molas
- Híbrido de látex
- Látex 100% sintético
O látex 100% natural é obtido através do processo de extração da seringueira. É raro de se encontrar e por isso se torna um produto valioso. Tem como grande benefício a durabilidade, que, se bem conservado, pode tranquilamente superar os 15 anos de utilização normalmente quando encontrados no mercado. Os colchões com ditos de látex natural normalmente possuem uma camada de 2 cm a 5 cm de látex natural na parte superior do colchão.
Maneiras diferentes de se fazer um colchão de látex:
A seiva é removida da arvore seringueira (Hevea brasiliensis) é coletado e processado em látex. O produto final deste processo é usado para fabricar colchões e travesseiros de diversas formas. Conheça abaixo os dois processos utilizados para se fazer um colchão de látex:
1) Processo Talalay
O processo Talalay de se fazer látex resulta em uma espuma com toque macio e aveludado. Componentes sintéticos e ar são adicionados quase sempre a este processo. Látex 100% natural no processo Talalay é muito raro, e a maioria dos colchões de látex deste processo encontrada no mercado é do tipo híbrido.
2) Processo Dunlop
O processo Dunlop de se fazer látex cria uma espuma de sensação firme.
“Ambos, Talalay ou Dunlop podem ser produzido com látex 100% natural.”
Dunlop x Talalay – clareando a informação
Frequentemente ouvimos pessoas dizendo que o Talalay é um látex superior ao Dunlop. Isso é falso. Confira o porquê.
O látex Dunlop foi introduzido ao mercado nos anos 1950. O objetivo não era criar uma espuma natural, mas, sim uma espuma de longa duração e com uma sensação mais consistente do que as outras espumas encontradas no mercado.
Espuma de látex Talalay foi desenvolvida logo depois e se saiu melhor do que a espuma Dunlop: mais macia, mais durável e com uma sensação ainda mais consistente. Para conseguir este feito, foram utilizados 50% mais ingredientes naturais, substituindo a matéria-prima sintética. Lembre-se: “natural” não era a preocupação na época. O foco estava nas propriedades da espuma.
Com a melhora da tecnologia disponível, o látex Dunlop evoluiu e cresceu em termos de performance, durabilidade e consistência.
Chegou a uma conclusão? Qual o melhor: colchão de látex ou colchão de visco? Deixe seu comentário abaixo. E, se quiser, compartilhe este artigo nas redes sociais.
















