Estudos revelam a importância do sono, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que mas de 70 milhões de norte americanos são afetados pela insônia crônica ou por algum distúrbio durante o sono. Estes distúrbios juntos somam um custo anual de US$ 16 bilhões em despesas com saúde e provocam um prejuízo de US$ 50 bilhões por perda de produtividade. Já no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro do Sono, a insônia atinge aproximadamente 4 a cada 10 brasileiros, ou seja, aproximadamente 40% da população brasileira esta sofrendo com algum episódio em suas diversas formas. Ainda segundo o Instituto, essa é a rotina de pelo menos um terço da população mundial.
Outros estudos recentes revelaram que o sono está diretamente ligado e é um fator importante na aprendizagem. Segundo a pesquisa, há uma correlação direta e positiva entre a qualidade do sono com a capacidade de aprender, memorizar e raciocinar. Os voluntários que participaram da pesquisa foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo dormiu 8 horas e o segundo grupo dormiu apenas 6 horas. Os voluntários do primeiro grupo superaram em todos os aspectos (aprender, memorizar e raciocinar) o segundo grupo.
Especialistas afirmam ainda que a quantidade inadequada de sono prejudica o nosso humor, nos levando a ser pessoas irritadas e infelizes.
A privação do sono é definida como uma condição na qual uma pessoa se encontra por não ter dormindo o suficiente. O sono é uma função essencial, biológica, e a quantidade de sono que uma pessoa precisa para cada noite depende de muitos fatores, incluindo a idade. De um modo geral (veja a matéria Quantas horas de sono você precisa dormir? em nosso blog) os recém nascidos precisam de 14 à 17 horas de sono e os bebês de 0-11 meses precisam de 12 a 15 horas de sono, enquanto os adolescentes precisam cerca de 10 horas de sono. A maioria dos adultos deveria dormir entre 7 e 9 horas por noite e se por algum motivo, uma pessoa não esteja dormindo o suficiente, ela vai sofrer com falta de energia. Além disso, aqueles que não estão tendo um sono adequado acabam sofrendo com graves problemas de saúde.
A importância do sono é tão grande que sua falta pode causar um ou mais dos seguintes sintomas:
- Aumento do risco de acidente vascular cerebral;
- Aumento do índice de massa corporal;
- Maior probabilidade de obesidade devido a um aumento do apetite;
- Aumento do risco de diabetes e problemas cardíacos;
- Maior risco de problemas psiquiátricos (depressão, abuso de remédios etc);
- Problemas de memória;
- Sistema imunológico enfraquecido;
- Menor tempo de atenção;
- Menor tempo de reação.
Ter boas noites de sono, como mencionado acima , é uma atividade biológica importantíssima, cujos efeitos se estendem durante todo o dia. E a escolha do colchão certo pode fazer toda a diferença.
MAS QUANDO DEVO COMPRAR O COLCHÃO?
Existem vários fatores que podem fazer você querer trocar o seu colchão:
- Você não está dormindo bem;
- Está privado do sono;
- Acorda já se sentindo cansado;
- Sofre de falta de energia ao longo do dia;
- Sofre com dores musculares frequentes;
- Você ou seu parceiro(a) tem os movimentos limitados durante o sono;
- Seu colchão não acomoda o seu corpo de forma adequada;
- Seu colchão sofre com deformações, tem formato desigual ou está afundado;
- Seu colchão está resgado, manchado ou sujo
- entre outros fatores