Talvez você não saiba, mas aproximadamente 30% dos acidentes de trânsito acontecem por causa do sono ao volante. Neste artigo, você saberá o que fazer para evitar isso. Acompanhe.
Segundo pesquisas, o sono e o cansaço ao volante são tão perigosos quanto o álcool quando combinados com a direção. Prova disso é que este é o segundo maior causador de acidentes de trânsito no Brasil.
A Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, realizou um estudo que mostra que a perda dos reflexos de um motorista que está há 19 horas sem dormir é a mesma que a de um condutor bêbado.
Além disso, um motorista, quando está muito cansado, acaba tirando pequenos cochilos enquanto dirige e, nesses casos, uma fração de segundos pode ser o suficiente para acontecer um grande acidente.
A pesquisa realizada em algumas estradas do estado do Rio Grande do Sul, com cerca de 1000 motoristas, mostrou que mais 74% dos condutores parados estavam dirigindo com sono, ou já haviam feito isso. Deste total, mais de 25% já esteve envolvido em algum tipo de acidente de trânsito e, cerca de 20% deles afirmaram que o motivo foi o sono ou cansaço excessivo.
Dirigir com sono é uma infração de trânsito
Muitas pessoas não sabem, mas dirigir com sono é considerada uma infração gravíssima. De acordo com o artigo 166 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob um estado físico ou psíquico não confiável, como a sonolência, por exemplo, pode levar o condutor a perder sete pontos na carteira e receber uma multa de R$ 293,47.
Para evitar sofrer esse tipo de penalidade vale a pena estar atento a alguns sinais de cansaço que seu corpo emite inconscientemente e, assim que perceber um deles, procurar parar o carro e descansar um pouco.
Os principais sinais são:
- Bocejos repetidos;
- Sensação de que a cabeça está balançando;
- Relaxamento corporal;
- Visão turva, meio embaçada;
- Saída repentina na pista;
- Problemas em ficar com os olhos abertos.
Como evitar o sono ao volante?
A melhor escolha é sempre evitar dirigir com sono, no entanto, se você se encontra em uma situação onde isso não é possível, daremos algumas dicas de como evitar o sono ao volante.
- Tenha uma ótima noite de sono antes de dirigir;
- Evite comer alimentos pesados de difícil digestão antes de pegar o volante;
- Mantenha o carro bem ventilado;
- Não use remédios que você sabe que causarão sonolência;
- Sente-se em uma posição confortável, pois dirigir de maneira desconfortável causa cansaço;
- Depois de algumas horas ao volante, procure dar uma paradinha, caminhar e tomar um café;
- Procure escutar músicas animadas durante a viagem;
- Mascar chicletes também pode ser uma alternativa para despistar o sono;
- Se o sono bater repentinamente, pare o carro (em um local seguro) e tire um cochilo.
Se mesmo seguindo essas dicas, você continuar sentindo sono ao volante com frequência, é recomendado que procure um médico para investigar o motivo. Afinal, o normal é que uma pessoa adulta consiga descansar com cerca de 8 ou 9 horas diárias.
Lembre-se de que o problema não é somente a multa de trânsito que pode levar, mas sim sua vida que pode estar em risco, assim como a de outras pessoas se você causar um acidente.
Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros