Colchão firme ou colchão macio? Qual é o melhor para a saúde? Este questionamento surge em nossas cabeças sempre que pensamos em trocar nosso colchão. Será que minha última escolha foi acertada? Será que é melhor procurar por algo duro para minha coluna ou macio que me proporciona conforto? Pensando nestes questionamentos que hoje escrevemos este artigo para que você possa observar detalhes além da firmeza ou maciez na hora de avaliar um novo produto.
Dúvida 1: Colchão firme é melhor, faz bem para a coluna
Por muito tempo se pensou e se vendeu a ideia de que o bom para a saúde era o colchão firme. O ortopédico, por um longo período, foi o campeão de vendas quando se tratava de colchões. Muitas vezes era comum ouvir pessoas mais antigas falando: “Tá com dor nas costas? Deita no chão duro que resolve”. E realmente o mercado de colchões se posicionava da mesma forma: fornecendo colchões rígidos. Muitos até com estruturas de madeira em seu interior para garantir o nível de firmeza necessário. Hoje, com os avanços dos estudos da fisiologia já se sabe que um colchão duro demais pode ocasionar graves lesões em articulações como ombros e quadris.
Dúvida 2: Colchão macio é melhor, pois nos dá conforto
Da mesma forma que muita gente dizia que o colchão firme era benéfico à coluna, existia uma vertente que pregava que o colchão macio proporcionava mais conforto e acomodação para as articulações. Isso em parte é uma grande verdade, pois o material em que o produto é desenvolvido não representa pressão sobre nossas articulações obviamente que o conforto articular é preservado. Mas na contramão do conforto e da suavidade, os colchões macios não conseguem promover o suporte necessário para a coluna, o que pode ocasionar uma série de lesões – hérnias de disco, bicos de papagaio (osteofitose).
Dúvida 3: Se nem o colchão firme nem colchão macio são os melhores, qual é o ideal?
Quando tratamos de procurar o colchão ideal, encontramos muitas informações. Porém existe um fator determinante para se dizer que um modelo é o ideal. Este fator é o usuário. Antes de levantarmos os materiais adequados precisamos entender que cada pessoa possui necessidades individuais e é isto que vai determinar se um colchão é adequado ou não. Quando iniciamos a pesquisa e procura por colchões, os primeiros itens que devemos levantar são quais as nossas necessidades com relação ao colchão. Por exemplo: dores na coluna, problemas de dores em ombros ou quadris, sensibilidade articular, fibromialgia, entre outros. O importante é que o consultor de vendas que lhe auxiliará neste processo saiba fazer esta anamnese antes de lhe indicar qualquer modelo.
Dúvida 4: Densidade Progressiva Inteligente. A tecnologia que dá suporte à coluna e conforto às articulações ao mesmo tempo.
A tecnologia da densidade progressiva Inteligente vem revolucionando o mercado de colchões. Produtos que apresentam esta tecnologia conseguem, ao mesmo tempo em que premiam o conforto das articulações, dar o suporte necessário para que a coluna fique em uma posição de descanso. Em nosso blog temos um post que trata especificamente deste assunto.
PRECISA DE AJUDA PARA ESCOLHER SEU COLCHÃO? FALE COM UM ESPECIALISTAS