Você já se perguntou porque após um dia agitado descansar não é uma tarefa fácil? não conseguimos simplesmente chegar em casa, deitar e dormir? O sono muitas vezes é considerado um desafio para grande parte das pessoas. Seja porque as horas destinadas a ele não são suficientes ou porque mesmo que tenhamos tempo, não conseguimos um sono de qualidade.
A seguir você verá sete dicas de relaxamento antes de por a cabeça no travesseiro.
1 – Controle a respiração por um minuto.
Um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco, segundo a psicologia, existem técnicas simples de respiração que ajudam a controlar o ritmo das batidas do nosso coração, diminuindo a sensação de ansiedade. Inspirar o ar com o nariz, segurar o ar por alguns instantes e repetir este processo algumas vezes, se mostra bem eficiente para “baixarmos o ritmo” antes de dormir.
2 – Relaxe a mente antes de se deitar
Vivemos em um mundo tão corrido e andamos tão ocupados ultimamente que muitas vezes faltam horas no nosso dia, a consequência disto é que nos mantemos ativos até altas horas, ocupados com trabalho, com nossas contas e com afazeres domestico. Por isto na hora de dormir precisamos criar um processo de desaceleração, por tanto é fundamental acalmar a mente, permita-se um período de relaxamento antes de deitar, escureça as luzes e evite usar qualquer objeto com tela (tablets, celulares, computadores e TV). Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas.
3 – Leia algo leve
O hábito da ler algo leve, como um gibi, é uma boa alternativa para relaxar em momentos de tensão, Leituras complexas podem prender nossa atenção, o que pode potencializar a ansiedade e o estresse. Ler uma revista ou notícias curtas de um jornal também ajuda a evitar pensamentos que trazem angústia.
4 – Concentre-se em imagens mentais.
Acredite se quiser, mas contar carneirinhos pode mesmo ser uma alternativa eficaz. Quando estamos na cama com a mente hiperativa, é difícil se concentrar. Além disso, quanto mais você tenta não pensar em muitas coisas, mais pensa. Tente pensar em algo que exija um pouco mais de esforço para se concentrar. Por exemplo, pense no mapa do Brasil ou conte de trás para frente a partir do número 100. Escolha uma palavra e repita na mente, para verificar como as letras e os sons se transformam. Este tipo de repetição pode ser útil para que você consiga manter a vibração mental.
5 – Massagem com bolinha de tênis
Coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Depois, passe a massagear o ombro e toda a região próxima do pescoço, para relaxar os músculos dessa área. A massagem induzirá você ao relaxamento e facilitará o seu sono.
E assim encerramos mais uma série de dicas da Arquitetura do sono para melhorar sua qualidade de vida através do sono.
Ficou com alguma duvida? Fale conosco através do e-mail contato@arqdosono.com.br
Gostou desta dica? deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo.
Está me ajudando bastante
Bacana.