As idades e o sono: quantas horas dormir por noite

facebooktwitterfacebooktwitter

As idades e o sono: quantas horas dormir por noite

Uma das frases mais repetidas por aí é a de que precisamos de oito horas de sono por noite para descansar e recuperar o corpo para o próximo dia. É verdade que um sono tranquilo e longo faz maravilhas pela nossa saúde e bem-estar, mas esse número de horas não é tão preto no branco assim. De acordo com o National Sleep Institute, entidade sem fins lucrativos nos Estados Unidos, o valor de quantas horas dormir por noite depende muito da idade que você tem.

Por exemplo: enquanto para um bebê é recomendado dormir até 17 horas por noite, uma pessoa idosa não deveria passar muito de oito horas diárias. Para determinar o número de horas adequadas para cada faixa etária, o Instituto promoveu pesquisas extensas nos últimos anos até fechar uma tabela de quantas horas dormir por noite e até quantas horas é considerado aceitável.

Neste post, te mostramos o resumo dos resultados. A pesquisa completa pode ser encontrada aqui.

Quantas horas dormir por noite dependendo da minha idade?

De acordo com o National Sleep Institute, as faixas etárias do sono são divididas em nove categorias, de acordo com a necessidade energética de cada fase e das mudanças hormonais que acontecem em cada uma delas.

  • Recém-nascidos (0-3 meses): o recomendado é de que diariamente durmam entre 14 horas e 17 horas. Em alguns casos, no entanto, pode ser aconselhável entre 11 horas e 18 horas.
  • Bebês (4-11 meses): para os bebês o Instituto avalia que entre 12 horas e 15 horas é a quantidade ideal para se dormir.
  • Crianças pequenas (1-2 anos): crianças pequenas não devem passar mais do que 16 horas dormindo. A recomendação é entre 11 horas e 14 horas. O mínimo é de 9 horas diárias.
  • Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): a recomendação para essas pessoas é entre 10 horas e 13 horas de sono diárias. Mas valores entre 8 horas e 14 horas ainda são considerados aceitáveis.
  • Crianças em idade escolar (6-13 anos): a quantidade de sono necessária nessa idade já é menor e regula entre 9 horas e 11 horas todos os dias. Não se deve dormir menos de 7 horas nem mais de 12 horas.
  • Adolescentes (14-17 anos): apesar de acharem que podem dormir menos (ou muito mais), os adolescentes precisam entre 8 horas e 10 horas de sono para um descanso completo. Menos de 7 horas ou mais de 11 não são recomendados.
  • Jovens adultos (18-25 anos): nessa fase, a recomendação de quantas horas dormir por noite fica entre 7 horas e 9 horas. Valores entre 6 horas e 11 horas também são considerados aceitáveis
  • Adultos (26-64 anos): para adultos o valor de horas recomendadas é igual ao de jovens adultos: entre 7 horas e 9 horas. O que muda é a quantidade de horas que ainda é considerada aceitável. Enquanto para os mais jovens o sono pode se estender por 11 horas, no caso dos mais velhos ela não deveria passar das 10 horas.
  • Idosos (65 anos ou mais): são os que menos precisam de horas de sono para se recuperar – entre 7 horas e 8 horas. A faixa de horas aceitáveis para eles é entre 5 horas e 9 horas diárias.

cta-guia-completo-colchao-arq-do-sono

facebooktwitterfacebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *