4 Dicas para pegar no sono mais rápido

FacebooktwitterFacebooktwitter

O Brasil é um dos países que apresentam menor tempo de sono, apresentando uma média de 6h30 dormidas por noite. Também é a terra da insônia, em que cerca de 80 milhões de pessoas são afetadas pelo problema. A vontade média de tempo de sono demonstra a insatisfação com o tempo destinado à prática de dormir, os brasileiros gostariam de ter 8h10 de sono, 1h40 de diferença da realidade.

Dessa forma, para evitar a insônia ou para melhorar o tempo de sono, foram selecionadas 4 dicas para pegar no sono mais rápido. Afinal, quanto menos tempo para dormir, maior é o descanso.

4 Dicas para pegar no sono mais rápido

 

1- Não mexa no celular

Na Era digital é muito comum levar celulares, tablets e derivados juntos com você para dormir. Além de ser uma tentação para se manter conectado, manter o celular dificulta a chegada ao sono mais profundo de acordo com o jornal científico ScienceDirect.

A luz emitida pelo aparelho pode causar uma distração do cérebro para pegar no sono, não sendo interessante deixá-lo próximo. Alguns estudos apontam também riscos à saúde apontando a possibilidade de causar o câncer por meio das ondas emitidas pelo aparelho.

Dessa forma, o ideal é que ele não seja levado para a cama. De preferência, caso seja inviável deixá-lo fora do quarto, é que seja deixado o mais longe possível de onde você se encontra. Diminuir os estímulos de luz, sons e eletrônicos a em um certo tempo antes ir para a cama, melhora o tempo de espera para dormir.  

2- Escute à ASMR

O ASMR ou Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Sensorial Meridiana Autônoma) é um estímulo do sistema nervoso que provoca sensações agradáveis ao indivíduo, podendo ser visuais, auditivas e cognitivas.

Embora a técnica não tenho um longo histórico de acompanhamento científico, ela pode ajudar a relaxar e causar sonolência, acelerando o processo de pegar no sono, porém não funciona para todos. A experiência é unicamente para o indivíduo, para saber se funciona com você, basta testar!

Há uma diversidade de vídeos no youtube que retratam as várias faces da técnica. Este é um deles: Assista ao vídeo

3- Tome um banho morno

O banho morno é uma ótima forma de relaxar o corpo e a mente. A água morna estimula a circulação sanguínea e auxilia na diminuição da tensão dos músculos causados pelo estresse do cotidiano. A temperatura é essencial para que o objetivo seja atingido, a água quente não é recomendada por estimular a produção de adrenalina e uma vasodilatação maior dos vasos, o que prejudicará o sono.

É também uma forma de retirar impurezas carregadas pelo dia como a poeira e a sujeira, evitando alergias, melhorando a oleosidade da pele e outros benefícios. Alguns acreditam que o banho seja capaz de retirar energias ruins o que provocaria uma sensação de bem estar para o momento de dormir.

Especialistas recomendam que o banho seja tomado de 20 à 90 minutos antes de se direcionar à cama, apontando que neste tempo o efeito é melhor observado.

4- Tome um Chá

Chás são formas naturais de lidar com problemas no sono. A utilização de ervas para a solução de problemas tem origem em uma cultura milenar que detém muito conhecimento.

Chás de camomila, erva cidreira, melissa e passiflora tem efeitos calmantes no sistema nervoso, o que diminui a ansiedade e o nervosismo e melhora o tempo demandado para dormir.  É importante lembrar que nem todo chá é calmante. Alguns deles como o chá mate e o chá verde contém substâncias que estimulam o sistema nervoso, um resultado é o oposto do procurado.

Com essas dicas, é possível diminuir o tempo demandado para dormir significativamente e melhorar quadros de insônia. Colocá-las em prática auxiliam onde se tem maior dificuldade e além disso, dá mais qualidade de vida para quem as pratica. Boa sorte e boa noite!

Fonte: Plano de Saúde

 

guia para comprar colchão

 

FacebooktwitterFacebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *