Trabalho à noite? Descubra como melhorar seu sono

FacebooktwitterFacebooktwitter

Para melhorar o sono de quem tem trabalho a noite, como médicos, enfermeiros e policiais, por exemplo, é importante evitar alimentos estimulantes 3 horas antes do turno terminar e fazer uma sesta antes do turno iniciar ou cochilar, se possível, durante o turno para recuperar energia e diminuir o cansaço.

trabalho a noite

Quem realiza trabalha a noite, principalmente quem faz várias noites no mesmo mês, não consegue manter um sono regular, podendo ter que dormir a qualquer hora do dia devido aos turnos rotativos, sendo física e psicologicamente muito desgastante para o corpo, aumentando o risco de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2, por exemplo e, por isso o ideal é que o individuo sempre que possível procure dormir de noite para manter uma rotina.

Algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o sono de quem faz turnos são:

1. Planejar o horário de sono para cada semana
Para ajudar a dormir melhor deve-se planejar o horário de dormir para toda a semana segundo os turnos que vai fazer, procurando dormir apenas o número de horas que normalmente precisa para recuperar a energia.

No caso de ter feito o turno da noite, é normal que mesmo depois de ter dormido as 8h acorde com sono e permaneça um pouco mais cansaço no dia seguinte, mas essa sensação vai desaparecendo ao longo do dia, sendo necessário manter-se ativo.

2. Evitar alimentos estimulantes 3 horas antes do turno terminar
Para conseguir adormecer com mais facilidade, principalmente se fizer turno da noite, não deve consumir alimentos nem bebidas com cafeína, como café forte, chocolate, bebidas energéticas ou pimenta, pois deixam a pessoa mais desperta e ativa.

No entanto, para manter a energia durante o trabalho pode consumir estes alimentos desde que seja com moderação e no inicio do turno.

3. Dormir num quarto confortável
Sempre que possível, o ideal é dormir em casa e não no local de trabalho, procurando preparar um quarto sem luz e ruído e que seja confortável, pois ajuda a adormecer mais rápido e a dormir sem interrupções.

Para ajudar a adormecer pode tomar um banho relaxante e vestir um pijama confortável, procurando preparar o quarto o mais semelhante possível à noite, desligando as luzes, a tv e o celular, fechando a janela e usando tapa-ouvido e olhos para conseguir dormir bem.

4. Fazer sesta antes de ir trabalhar
Fazer uma sesta antes de iniciar o turno, pode ajudar a armazenar energia e evitar o cansaço durante o turno, sendo normal dormir entre 2 a 4 horas. Alguns profissionais, sente mais conforto se fizerem um cochilo durante o turno, o que também pode ajudar.

 

Dormir durante o dia, depois de fazer o turno da noite, apenas as horas que costuma dormir quando faz turno da manhã ou tarde, variando entre 6 e 9 horas;
Fazer atividades relaxantes durante o dia de folga, evitando dormir durante o dia;
Fazer a última refeição até 1 hora antes de ir deitar, para evitar a indigestão e a sensação de estômago cheio;
Evitar fazer refeições pesadas entre a meia noite e as 6 da manhã, procurando jantar antes de começar o turno e tomar um pequeno-almoço leve antes de ir dormir para adormecer rapidamente;
Fazer uma sesta de cerca de 2 a 4 horas antes de iniciar o turno da noite, para ter energia para o trabalho.
Em alguns casos, pode ser necessário tomar suplementos indicados pelo médico como melatonina ou triptofano para equilibrar o sono.

(Fonte: Bonde)

Alguma duvida? entre em contato conosco através do contato@arqdosono.com.br

Gostou da Matéria? compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo. 

FacebooktwitterFacebooktwitter

6 thoughts on “Trabalho à noite? Descubra como melhorar seu sono

  • Eu preciso saber de uma maneira de ter disposição, eu trabalho a noite durmo em torno de 7 horas por dia, e mesmo assim me sinto muito indisposta, mesmo na minha folga, isso é normal?

  • Trabalho na Segurança Pública do Estado, em jornadas de plantões de 12 horas (à noite) e 24 horas também, e durante os plantões é impossível conseguir dormir um pouquinho ao menos…Tenho muita dificuldade de, após os plantões, conseguir dormir o suficiente por algumas horas, tanto de dia como nas noites q estou de folga!

  • Trabalho das 22:00 as 05:20 da mãnha, chego em casa 06:00, mas nao sinto sono quando eu chego tomo banho e vou deitar e nao consigo durmi. O que eu faço.?

  • Boa Tarde Guilherme, tudo bom?

    Como são as condições quando você deita para dormir?
    Seu quarto é escuro?
    tem muito barulho? (tanto de outras pessoas da casa quanto barulhos externos a casa)
    Quando chega em casa você toma alguma bebida que contenha cafeína? (cafés, chás etc..)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *