Sono da gestante: melhor posição para a futura mamãe dormir

FacebooktwitterFacebooktwitter

A gestação é um dos momentos mais lindos e intrigantes na vida de uma mulher, porém juntamente com toda a beleza que este momento carrega também surgem as mudanças do corpo, hoje nós separamos algumas dicas para as futuras mamães, hoje nosso foco é o sono da gestante..

“Hoje nosso foco é o sono da gestante.” 

No geral, não há perigo em nenhuma posição, o importante é a gestante buscar a sua posição preferida e tentar, apesar do desconforto natural do final da gestação, ter uma boa noite de sono.

sono da gestante

Normalmente, até o quinto mês de gestação, as mulheres não têm dificuldade em achar uma posição confortável para dormir. Com a barriga ainda pequena, até mesmo a posição de bruços é possível, sem nenhum risco de apertar o bebê ou causar desconforto.

O problema começa a aparecer depois do sexto mês de gestação, quando a barriga já está bem grandinha. Nessa fase, o mais indicado é dormir virada para o lado esquerdo, o lado do coração. Isso porque essa posição favorece a circulação sanguínea e, consequentemente, o sangue flui melhor pelo cordão umbilical, enviando mais oxigênio e nutrientes para o bebê.

Conforme a gravidez avança e o bebê cresce, a posição de barriga para cima pode ser muito desconfortável para a gestante. Com o peso do útero, a veia cava fica comprimida causando mal estar e falta de ar. Mas basta mudar de posição e esses sintomas desaparecem.

Dormir virada para o lado direito pode dificultar um pouco a circulação do sangue deixando o bebê mais agitado, mas não oferece nenhum risco, além do desconforto momentâneo. Se a gestante acordar no meio da noite e perceber que está de bruços (de barriga para baixo), apesar do tamanho da barriga, também não há com que se preocupar, pois o bebê está bem protegido dentro do útero.

Sono da gestante: uma posição para dormir no final da gravidez

O final da gestação é marcado pelas constantes azias, falta de ar e congestão nasal. Para aliviar esses sintomas e ter uma noite de sono com mais conforto, uma boa dica é dormir ligeiramente sentada, o uso de uma cama articulada proporciona esta elevação e evitar dores nas costas além de possibilitar à gestante levantar os pés e pernas melhorando demasiadamente a circulação. Se for deitar de lado a dica é usar um travesseiro de corpo, assim ele fica no meio das pernas e você ainda pode abraça-lo deixando a coluna mais reta e evitando dores. Teste diversos tamanhos e formatos e veja o que melhor se encaixa no seu corpo.

O importante é a gestante buscar a sua posição preferida e tentar, apesar do desconforto natural do final da gestação, ter uma boa noite de sono.

Fonte (Guia Bebê)

Arquitetura do Sono – Dormir Ganhou um Novo Sentido!

 

FacebooktwitterFacebooktwitter

3 thoughts on “Sono da gestante: melhor posição para a futura mamãe dormir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *