Quarto: Como Escolher as cores certas

FacebooktwitterFacebooktwitter

Se você está pensando em fazer aquela reforma em casa e quer dar um colorido ao quarto, planeje bem. As cores  têm influência no nosso humor e bem-estar e a harmonia perfeita de cores, luzes e móveis, favorecem um sono tranquilo e reparador. E com este post você conseguirá relaxar à noite e acordar pela manhã com forças renovadas.

Além de complementar a decoração, as cores do quarto são responsáveis por criar efeitos diferenciados que influenciam os nossos dias, relacionamentos e noites bem dormidas, podendo influenciá-los para o bem ou para o mal. Para isso, é importante levar em consideração o princípio da cromoterapia na hora de escolher as cores ideais para o efeito desejado.

cor-ideal-para-quarto-casal-01

Sobre as Cores

As cores são derivadas da radiação eletromagnética e possuem diferentes comprimentos de ondas, essa radiação emitida pelas cores pode ajudar você a dormir melhor ou ainda prejudicar o seu descanso

As cores são usadas em tratamentos desde o Egito antigo, inúmeros estudos já foram feitos sobre como as cores influenciam no equilíbrio da saúde física e mental. Atualmente a cromoterapia é o campo que utiliza as cores de luz para influenciar os campos energéticos do corpo buscando o equilíbrio emocional.

imagem-2516

Escolhendo as Cores para o Quarto

Escolher bem uma cor para parede ou dos objetos que compõem a decoração do quarto significa manter o equilíbrio no cômodo. E acreditem, o uso das cores causam um efeito incrível tanto no visual como na rotina. Cada cor tem um significado diferente e ela influência no humor e por isso a tonalidade pode influenciar muito no uso do ambiente.

Um estudo conduzido pelo Ph.D David Rainey, da Universidade John Caroll em Ohio – EUA, descobriu que a cor vermelha estimula o sistema glandular e causa aumento na pressão arterial e também no ritmo respiratório.

Quem prefere algo mais discreto pode optar por utilizar as cores em objetos decorativos como o jogo de cama, quadros, poltronas, criados mudos e luminárias. Mas o comum é utilizar uma cor para fazer a pintura de uma parede ou utilizar um papel de parede com uma cor predominante que ganha um destaque maior.

Para a cromoterapia as cores do quarto devem ser frias, pois as cores frias são elétricas, enquanto as cores quentes são magnéticas. Sendo assim, as cores azul, turquesa e verde seriam as melhores cores para o quarto.

Quarto Azul

Porém, a psicóloga Eva Heller, autora do livro Psicologia das Cores, afirma que:

“O mesmo vermelho pode ser erótico ou violento, desconfortante ou nobre. O mesmo verde pode ser saudável, venenoso ou ainda tranquilizante. Um amarelo radiante ou incômodo.” (Eva Heller, 2008)

Ou seja, não basta apenas escolher a cor azul para o quarto, pois a intensidade da cor, as combinações com outras cores e ainda a quantidade de cor que será utilizada nos ambientes é que irão definir a influência da cor sobre o equilíbrio do ambiente.

Agora se você quer um quarto mais alegre o amarelo e laranja deixa o ambiente mais vibrante e é ideal para levar alegria e dar energia ao quarto. Já Cores neutras como o cinza, branco e marrom são opções que levam sofisticação e modernidade para o ambiente. São ideais para levar aconchego e proporcionar um espaço mais intimista por isso é recomendável misturar com outras tonalidades suaves como o amarelo e roxo.

Enfim, escolha a proposta que pretende para quarto e tente ousar nas cores. O resultado vai ser um ambiente inspirador e renovador.

 

Fonte: Arquidicas e decorfacil

Gostou destas dicas? Compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo. 

Alguma duvida? entre em contato conosco 

 

FacebooktwitterFacebooktwitter

One thought on “Quarto: Como Escolher as cores certas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.