Como relaxar para dormir melhor: 8 dicas simples

facebooktwitterfacebooktwitter

Como relaxar para dormir melhor

Mesmo com um cansaço que não cede durante todo o dia, muitas vezes deitar na cama não é sinônimo de cair no sono. Isso acontece em grande parte porque nosso corpo permanece em estado de alerta do restante do dia e não consegue chegar a um estado de relaxamento tão facilmente. Um longo período com esse problema pode desencadear crises de insônia e até doenças mais severas, como obesidade e hipertensão.

Atividades simples, como meditação e respiração, são instrumentais de como relaxar para dormir melhor. A lista continua com a prática frequente de exercícios físicos (não à noite), uma música calma ou até filmes.

O segredo, segundo especialistas, é encontrar atividades que permitam que você se desligue e que não deixem a sua mente ainda mais ligada. Vamos começar a contar os carneirinhos?

8 dicas de como relaxar para dormir melhor

1 – Meditação

A meditação é uma técnica milenar que permite acalmar e melhorar o foco da nossa mente. Esses exercícios (que podem variar muito de acordo com o método que se escolhe) consistem em limpar a mente e relaxar o corpo.

Por isso, fazer uma sessão de 20 minutos de meditação antes de dormir melhora a qualidade do sono e diminui consideravelmente a quantidade de tempo necessária para dormir.

2 – Tome um banho morno

Um banho nem muito quente nem muito frio é um reconhecido método para relaxar o corpo e a mente. Isso porque as temperaturas até 39º auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos, que melhoram a circulação de oxigênio pelo corpo.

3 – Faça um alongamento

A ansiedade e o estresse se manifestam na contração involuntária dos nossos músculos, o que vai causando aqueles pequenos nódulos ao longo do corpo. Esse estresse é mais sentido no pescoço, nas costas e nas pernas (que seguram nosso peso durante todo o dia). Uma maneira de evitar isso, combater os nós que já apareceram e aliviar a tensão, segundo especialistas, são seções de alongamento especialmente no pescoço, nos pulsos, nos joelhos, nas costas e nos tornozelos.

4 – Faça uma massagem no seu rosto

Quando você se sentar na cama, experimente fazer uma pressão com os dedões na região da testa até a nuca por 10 minutos. Depois siga para fazer pequenos movimentos circulares com os indicadores próximo aos olhos. Essa massagem melhora a circulação sanguínea e diminui a tensão dos músculos da cabeça.

Se você tiver um parceiro disposto, peça que a massagem se estenda a todo o corpo.  

5 – Coloque uma música calma

Colocar uma música calma em um ambiente escuro é uma excelente maneira de relaxar. O importante para isso é que ela não tenha grandes rompantes nem esteja muito alta. Boas opções são músicas compostas para meditação, algo instrumental ou até as que emulam sons da natureza.

6 – Faça exercícios de respiração

Uma técnica bastante simples de respiração é controlar a velocidade de inspiração e expiração para que sejam alongados e ritmados. Garantir uma boa respiração permite que o oxigênio percorra todo o corpo com mais facilidade e, consequentemente, que os músculos fiquem mais relaxados.

Tente se desligar de todos os problemas do dia a dia nesse momento. Concentre-se apenas na respiração.

7 – Assista a filmes ou leia livros

Sim. Comentamos antes que uma maneira de relaxar para dormir melhor é cortar os estímulos antes de deitar. No entanto, se o filme ou os livros tiverem temáticas leves e até uma pitada de bom humor são ótimos jeitos de abandonar os pensamentos nas tarefas e nas pendências deixadas para o próximo dia e relaxar a mente.

8 – Desligue o celular

Que hoje não conseguimos viver sem o nosso celular, todo mundo sabe. Afinal, levamo-los do trabalho, à academia e até para o banheiro. Mas no quarto o seu uso deve ser restrito. Trocar mensagens pelo WhatsApp até tarde ou ficar navegando pelas redes sociais impede que nosso cérebro relaxe. Sem contar que a luminosidade inibe a produção dos hormônios que nos deixam com sono.

Por isso, busque um despertador que não seja o seu celular e silencie os aplicativos para o período em que você esteja dormindo.

cta-guia-completo-colchao-arq-do-sono

facebooktwitterfacebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *