Como funcionam as camas articuladas para idosos?

FacebooktwitterFacebooktwitter

Se você acredita que as camas articuladas são artigos apenas para quartos de hospitais ou ambulatórios é melhor riscar esse conceito do pensamento. Os novos layouts do produto – mais modernos – permitem que não apenas pessoas com limitações de movimentos ou acamadas utilizem as camas articuladas, mas também qualquer pessoa que queira um pouco mais de conforto na hora de dormir.

O público mais idoso, por exemplo, é um dos grandes beneficiários deste modelo de cama. As mudanças no ângulo de inclinação na área das pernas e da cabeceira garantem um conforto a mais na hora do tão merecido descanso do fim do dia, além de aliviar a circulação, dores na coluna e também problemas de refluxo digestivo.

Entenda como é o funcionamento das camas articuladas para idosos

As camas articuladas são compostas por seções móveis de estrado que podem ser movimentadas de ângulo – com o auxílio de uma manivela ou de um motor elétrico. Esses modelos possuem normalmente dois ou três estrados diferentes – no primeiro caso, apenas a cabeceira é articulada e as mais modernas (segundo caso) possuem a possibilidade de também articular a área mais próxima as pernas, diminuindo a pressão nos joelhos.

As manivelas e o motor elétrico permitem mexer no ângulo do colchão e do estrado de forma gradual, levantando-os e abaixando-os separadamente ou em conjunto. Por exemplo, uma inclinação de 45º na cabeceira com um pouco de articulação dos joelhos é excelente para reduzir as dores nas costas, especialmente as causadas por hérnias de disco. Já a posição na qual as pernas ficam levemente acima da posição do coração criam a sensação conhecida como gravidade zero e estimula a circulação do sangue pelo corpo.

Essa combinação de possibilidades faz com que as camas articuladas para idosos sejam uma opção surpreendente não apenas para garantir o bem-estar e a comodidade dos mais velhos na hora de dormir, mas também para facilitar tarefas básicas do dia a dia que em alguns casos são realizadas na cama – comer, sentar, levantar, ler e até tomar banho.

camas articuladas para idosos

Como escolher o melhor modelo de cama articulada?

Assim como todos os outros tipo de cama, essa é uma escolha pessoal especialmente em se tratando o colchão. Algumas pessoas preferem modelos mais firmes, já outras se interessam mais por aqueles mais maleáveis. O mais recomendável é realmente testar alguns tipos antes de decidir pelo seu preferido e que mais se adequa às suas necessidades. Você também pode optar por acrescentar almofadas e rolos especiais para ficar ainda mais confortável.

Mas falando especificamente de camas articuladas para idosos é interessante observar dois pontos importantes:

1 – Se é de manivela ou motor elétrico

Os dois performam igual, mas têm uma diferença bem básica em relação à quantidade de trabalho que você precisará dispor. Enquanto a manivela depende de trabalho braçal – e dependendo do caso pode ser necessária ajuda externa para fazer a movimentação dos estrados da cama -, o motor elétrico é mais simples e exige menos força.

Outro ponto a favor dos motores elétricos é que alguns modelos já permitem que você faça a movimentação em apenas um dos lados da cama, o que é interessante caso a sua cama seja de casal.

A vantagem da manivela é que os modelos com ela normalmente têm preços mais em conta.

2 – Se o estrado é de metal ou de madeira

Neste caso, o mais recomendado é realmente a escolha pelo estrado de metal. A razão é que além de ser mais higiênico e fácil de limpar, também são mais resistentes do que os equivalentes de madeira.

Ainda ficou com alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários!

 

cta-info-13-dicas-arq-do-sono

FacebooktwitterFacebooktwitter

4 thoughts on “Como funcionam as camas articuladas para idosos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *