Colchão magnético: 10 fatos que você deve saber

FacebooktwitterFacebooktwitter
Colchão magnético: 10 fatos que você deve saber

1- Tampo em malha 2 -Colchão magnético: 1 – Pastilhas de Magnetos 2 – Pastilhas de Infravermelho Longo 3 – Espuma piramidal (com magnetos e infravermelho longo) 3/4/5/6/7 – Multicamadas de Espuma (Densidade Progressiva)

1 – Colchões magnéticos precisam passar pela certificação compulsória do Inmetro.

Muitas pessoas estão cometendo um grande erro na hora de comprar um colchão magnético. Revendedores deste produto alegam que este tipo de colchão, por ser um colchão com propriedades especiais e características diferenciadas, não tem necessidade de passar pelos testes de um laboratório creditado pelo Inmetro, o que não é verdade. Colchões com magnetos se enquadram em uma categoria específica de produtos, chamada de colchões mistos, a qual contempla os modelos com características especiais. Abaixo podemos visualizar a portaria que identifica este tipo de produto.

Segundo a Portaria nº 79, de 3 de fevereiro de 2011, do Inmetro:

“4.14 Colchão misto. Colchão devidamente revestido, constituído de chapa dura (de madeira maciça, compensado ou outros materiais com funções similares) ou por camada(s) com materiais distintos da espuma de poliuretano (como látex, elementos magnéticos, massageadores, rabatan, infravermelho, entre outros), sobreposto por lâminas de espuma em uma ou ambas as faces e nas laterais.”

2 – Colchão magnético bom precisa ser duro e pesado.

Isto não é verdade. O conceito de colchão duro ou macio é muito relativo. A minha percepção pessoal de firmeza pode ser diferente da sua. Por isso, antes de definirmos qual é o colchão adequado para o nosso uso, devemos levar em consideração alguns fatores:

  • Peso;
  • Altura;
  • Atividade laboral;
  • Desgaste físico;
  • Sensibilidade articular;
  • Dores nas costas.

Depois de levantados estes dados podemos definir com maior clareza que tipo de firmeza será a mais adequada. A indústria moderna de colchões – sejam magnéticos ou tradicionais – já compreendeu isto e oferece diversos modelos. Hoje podemos encontrar no mercado de colchões magnéticos modelos com espuma viscoelástica nas camadas de conforto; colchões magnéticos de mola; e colchões totalmente produzidos em espuma de PU (sem caixa rígida). Essa oferta variada nos ajuda a encontrar um produto que esteja de acordo com as necessidades.

Colchão Magnético com molas

3 – Colchão magnético substitui remédios.

De forma alguma! Muitas vezes, pessoas mal-intencionadas, na hora de promover um produto como este, prometem verdadeiros milagres e curas que não poderão cumprir. Além disso, somente médicos registrados pelos órgãos competentes e habilitados ao exercício legal da função têm o conhecimento e a autoridade para diagnosticar se devemos parar ou continuar a tomar remédios. Colchões com terapia magnética podem auxiliar em alguns tratamentos? Sim. Porém, antes de tomar a decisão de deixar de tomar qualquer medicamento, consulte seu médico.

4 – Colchões magnéticos possuem algo mistico ou mágico.

Magnetismo é um fenômeno físico: “Em física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais”. Logo, o colchão magnético não carrega nada de misticismo. Todo efeito do magneto se pauta na atração e repulsão das partículas. Este fenômeno é percebido na natureza. Basta utilizar uma bussola que perceberemos a influência deste campo magnético. Em função do excesso do uso de eletroeletrônicos e do elevado nível de construção (concretos, cerâmicos, estruturas de aço etc.), já se evidencia o que se chama “síndrome da escassez magnética”.

COLCHÃO DENSIDADE PROGRESSIVA

5 – Existe contraindicação para colchões magnéticos?

A restrição quanto ao uso de colchões magnéticos acontece para pessoas que usam marcapasso, devido ao fato de que o campo magnético pode descarregar a bateria do aparelho. Porém, como a tecnologia evolui constantemente, hoje estão disponíveis no mercado marcapassos blindados, os quais não recebem interferência de campos magnéticos. Isso permite a utilização do colchão com magnetos. A dica é: consulte seu médico.

6 – Colchões magnéticos somente podem ser comercializados diretamente na casa do consumidor.

porta

Atualmente já existem lojas que comercializam este tipo de produto. Assim, você pode experimentá-los e testá-los como os colchões tradicionais, o que modifica sua experiência de compra. Ao ver o produto em suas dimensões reais você pode observar com clareza os detalhes que em uma maquete pequena não conseguiria perceber. Na Arquitetura do Sono (clique aqui para ver o endereço) temos alguns modelos à disposição.

7 – Pessoas que usam pinos ou próteses metálicas não podem utilizar colchão magnético.

Não existe nenhum problema ou contraindicação relacionada ao uso de próteses ou pinos. Além do mais, com os avanços da tecnologia e da medicina a maioria dos implantes utilizados nos dias de hoje já não possuem ação ferromagnética, ou seja, não são atraídos ou repelidos por pastilhas magnéticas.

8 – Colchões magnéticos interferem em outros equipamentos eletrônicos.

  • Rádios-relógios, despertadores e aparelhos de som não são afetados;
  • Relógios e aparelhos de celular, quando deixados em cima do colchão magnético, podem ter sua bateria danificada ou descarregada de forma mais rápida;

  • TVs de LCD ou de plasma e monitores não são afetados;

  • Televisores e monitores convencionais podem ter a cor da tela alterada dependendo da proximidade que o aparelho estiver da cama;

  • Não é recomendada a utilização de computadores e tablets enquanto se está deitado no colchão magnético. Porém, muitos usuários relatam utilizar seus aparelhos na cama sem nenhum prejuízo.

9 – Não se deve utilizar lençóis térmicos em colchões magnéticos.

Isto não é verdade. A utilização do lençol térmico em um colchão magnético além de não ter nenhuma restrição é altamente recomendada, pois ela potencializa a ação das pastilhas magnéticas do colchão por meio da ativação pelo calor.

10 –  Crianças não podem utilizar colchões magnéticos.

Pelo contrário. Existem diversos benefícios às crianças relacionados ao uso de colchão magnético. Seguem abaixo alguns deles:

  • Aumento de imunidade;
  • Fixação de vitamina D;
  • Em bebês, evita ictericia;
  • Diminuição das dores de crescimento.

fale_conosco_chamadablog

Chegamos ao fim da nossa série de 10 fatos sobre colchão magnético. Esperamos que você tenha gostado. Na Arquitetura do Sono você encontra mais de 5 modelos diferentes de colchões magnéticos! Peça seu orçamento no formulário abaixo:


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do e-mail contato@arqdosono.com.br.

Se você gostou desta matéria compartilhe nas redes sociais clicando nos ícones abaixo.

FacebooktwitterFacebooktwitter

117 thoughts on “Colchão magnético: 10 fatos que você deve saber

  • Bom dia.

    Esses colchões com infravermelho podem causar algum tipo de queimadura na pele de pessoas muito brancas?

    Quem fez uma tatuagem ou limpeza de pele muito recente (que requer evitar exposição ao sol), pode dormir num colchão desses?

    Obrigado.

    Felipe.

  • Olá Felipe,
    Muito boas suas perguntas, não existe nenhum risco quanto a queimaduras, as pastilhas de Infravermelho Longo, são ativadas com o calor do próprio corpo, não evento nenhum aquecimento externo. e da mesma forma com relação as tatuagens, pois também não existe nenhuma incidência de luminosidade ou Calor.

  • Boa Noite.

    O colchão magnético pode interferir com uma prótese total na anca?

    Aguardo comentários.

  • Bom Dia Mário, a maioria das próteses utilizadas hoje, não possuem ação ferromagnética, porém o ideal é você consultar o seu médico.

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente.
    Marcos Gaubert

  • Olá Duka!
    Muito Obrigado por sua pergunta, certamente ira ajudar nas duvidas de outras pessoas!

    A resposta para sua pergunta é NÃO.

    Somente Metais condutores podem atrair a exemplo temos ferro, ouro, prata e cobre

    Logo não temos nenhum problema quanto a relâmpagos ou raios, na utilização do colchão;

    Atenciosamente
    Marcos Gaubert

  • Olá Silvana!

    O colchão magnético pode ajudar a aliviar a dor tanto através dos magnetos com também por sua estrutura em Densidade progressiva.

    Atenciosamente
    Marcos Gaubert

  • Eu posso colocar uma garrafa pet com água em cima do colchão magnético para ter água magnetizada para tomar , e se pode , guanto tempo devo deixar , obrigado !!!

  • Quem tem mal de Parkinson pode usar o colchão magnético? Aquele que não usa na energia, que tem as pastilhas.
    Obrigada.

  • Olá Rosilene, muito boa sua pergunta! Não há contra indicação nesse caso. A única contra indicação é para pessoas que usam marca passo.
    Mas vale lembrar que é indicado procurar um médico especialista em Parkinson antes de começar a usar!

  • Ola.. Tenho uma dúvida.. Minha vó operou e cerebro a uns 10 anos devido a derrame e agravos, entao tem grampos na cirurgia.. Ela tem receio de usar o colchão magnetico pois acha que pode afrouxar estes grampos. O que me dizem sobre isso? Estou na dúvida também.

    Obrigada.

  • Olá Thays, Não há nenhuma contraindicação quanto ao uso de colchões magnéticos por portadores de stent, a unica contraindicação é para portadores de Marcapasso cardíaco.

  • Boa Tarde Luara!
    ótima sua pergunta,
    a principio não problema algum, pois normalmente estes grampos não possuem ferro em sua composição, porem o melhor a fazer é consultar um medico e pedir que ele avalie a situação de sua avó, se for o caso de não poder usar o colchão com as pastilhas magnéticas, sua avó poderá utilizar o colchão somente com as pastilhas de IVL que também são muito benéficas e não tem nenhum tipo de ação ferro-magnetica.

  • Ola Eliete!
    Existem muitos relatos positivos dobre os benefícios do colchão magnético, em pessoas que sofrem com labirintite.
    certamente a utilização do colchão em conjunto com o travesseiro irão lhe ajudar bastante.

  • Comprei um colchão magnético dá euromag e já fazem mais ou menos 2 meses q uso e não consigo dormir direito levanto com dor nos braços e costas e percebi q a mais ou menos 10 cm dá espuma tem um compensado eu posso reclamar disso com a loja

  • Olá,

    Compramos um colchão caríssimo de uma marca famosa ha uns 8 meses, porém é extremamente desconfortável, horrível, duro demais. Tem dias q preferimos dormir no sofá.

    Sera q é assim mesmo? Em algum momento vamos nos adaptar?

    Até o momento as dores só aumentam, Não percebemos nenhum benefício.

    Obrigada.

  • O que eu possa ter pois depois que comprei e comecei a usar o colchão maguinetico eu só piorei as dores nas costas?
    A promessa do vendedor é que eu iria melhorar e não piorar!

  • Gostaria de saber se existe algum perigo d usar colchão magnético vencido?

  • Olá Raquel!

    Obrigado por sua participação em nosso blog!
    quando você diz vencido, você se refere ao que especificamente, a estrutura sedida? ou a pastilha magnetica,

    Pois bem, quanto a estrutura, o problema será em sua postura de sono, um colchão “vencido” por não dar suporte necessario a sua coluna e nem conforto para as articulções pode ocasionar uma serie de lesões em seu corpo, como quadris, ombros e coluna, neste aspecto, é muito importante ter cuidado pos sim, o colchão magnético vencido pode lhe trazer serios problemas.

    Quanto as pastilhas, não existe qualquer problema quanto ao prazo de validade delas, o maximo que pode ocorrer é a perda de efeito de campo magnetico, que no caso somente deixará de funcionar.

    espero ter respondido suas duvidas caso sinta necessidade pode entrar em contato conosco que auxiliaremos como suas duvidas

    Atenciosamente
    Marcos Gaubert

  • Olá Rosilene!
    Não existe nenhum relato de problemas relacionados a isto, normalmente o campo magnetico do colchão atinge pouco mais de 20 cm do colchão, colocando o celular ao lado da cama, não havera nenhum problema

  • Olá Leila, tudo bom? A culpa do aumento em suas dores nas costas provavelmente não é relativa a parte magnética do colchão. Acredito que o vendedor tenha lhe oferecido um produto que não atenda ao seu biotipo!
    Normalmente os colchões magnéticos são mais firmes, porém é necessário que além de alinhar a coluna ele também acomode muito bem as curvaturas naturais do corpo, dando conforto para ombro e quadril. É por este motivo que sempre recomendamos colchões com Densidade Progressiva (Clique aqui para ler mais sobre Densidade Progressiva)

    Aproveito para te apresentar alguns colchões magnéticos que recomendamos arqdosono.com.br/categoria-produto/colchoes/colchoes-magneticos/

  • Bom dia Viviane, tudo bom?
    Normalmente a adaptação ao novo colchão leva apenas algumas semanas. No seu caso, como já se passaram 8 meses, acredito que infelizmente vocês tenham feito a escolha errada e adquirido um colchão que não é adequado ao seus biotipos e que não atendem ao grau de sensibilidade de vocês.
    Aconselho procurar um novo colchão ou adquirir um Pillow Top de visco elástico para acrescentar uma camada de conforto ao colchão. Você pode adquirir um Pillow Top feito sob medida para a sua cama solicitando um orçamento > http://arqdosono.com.br/#contact

    Atenciosamente, estamos sempre à disposição!

  • Bom da Ester,
    Nem toda loja aceita trocar o colchão por não adaptação pois provavelmente você provou o colchão dentro da loja. Por este motivo sempre indicamos que não tenha pressa ao provar um colchão. É necessário deitar, ficar um tempo na posição em que você dorme. Já as lojas que aceitam fazer este tipo de troca, aceitam apenas nas primeiras semanas, como já se passaram 2 meses você teria que ir até a loja e verificar esta possibilidade.
    Quanto a sua reclamação sobre o compensado abaixo da espuma, está é uma tecnologia antiga, onde se usava madeira para criar uma “base ortopédica” no colchão. Hoje a tecnologia mudou e a base ortopédica é feita de espuma de alta densidade.

    Atenciosamente.

  • gostaria de saber se o colchão precisa estar ligado na tomada pra ter seus efeitos ou pode ficar fora da tomada quando for dormir

  • Olá, no certificado de garantia do meu colchão magnético, traz que jamais devo me sentar sobre o colchão? Isso é verdade? É meio impossível não se sentar sobre o colchão.. me decepcionei bastante em saber dessa informação e gostaria de saber a veracidade e o porquê.

  • Boa Tarde Regina, normalmente os fabricantes recomendam que o usuário não sente nas bordas do colchão com freqüência, pois pode danificar o produto.
    Esta é uma recomendação não apenas para colchões magnéticos e sim para todos os colchões.

  • Olá bom dia
    tenho várias implantes dentarios, posso usar colchão magnético?
    Quando retorno. brigada.

  • Olá José, não existe contraindicação no uso dos colchões magnéticos por portadores de implantes dentários. Inclusive temos vários clientes com implante dentário e que utilizam nossos colchões!

  • Olá Antonio, não existe contraindicação no uso dos colchões magnéticos por pacientes oncológicos. Mas caso o senhor sinta-se mais seguro, poderá consultar seu médico antes do uso!

    Att. Consultor do Sono

  • Olá Nizia, a principal motivo da diferença de peso está relacionado as matérias primas utilizadas na fabricação destes colchões.

    Existem colchões magnéticos que utilizam como base ortopédica madeira, deixando-o mais pesado e não flexível. (Normalmente encontramos este material em colchões magnéticos mais antigos)
    Os colchões magnéticos mais atuais utilizam como base ortopédica espuma de alta densidade, deixando o colchão mais leve quando comparado com o outro modelo. Em nossos colchões magnéticos, utilizamos a tecnologia chamada Densidade Progressiva, recomento a leitura desta matéria neste link > CLIQUE AQUI
    http://arqdosono.com.br/o-que-e-densidade-progressiva/

    Att. Consultor do Sono

  • Bom dia,
    Gostaria de saber se o colchao magnetico atrapalha ou interfere na formação do feto (bebê ).

  • Olá,meu pai comecou a usar colchão magnético,há menos de um mês, Ele diz está sentindo as pernas incharam, sente uma pressão forte na cabeça.
    Ele é hipertenso e já teve câncer de próstata. Esses colchões magneticos para ele não são indicados?
    Ou é algum tipo de reação normal?
    Aguardo resposta por favor.

  • Boa Tarde Jose, a única contraindicação é para portadores de marca passo, porém, em casos como o seu é imprescindível consultar seu médico antes de usar um colchão magnético

  • Boa Tarde Geane, desconhecemos estas reações devido ao uso de um colchão magnético, a única contraindicação é para portadores de marca passo, porém, é imprescindível consultar o médico do seu pai para continuar o uso do colchão e. até mesmo descobrir o que pode estar causando estes sintomas.

  • Estou grávida, há alguma contraindicação para qualquer tipo desses colchões?? O meu tem terapia quântica e massageador

  • Olá Maria, a única contra indicação é para portadores de marca passo.
    Mas sempre indicamos que em caso de dúvidas, consulte seu médico antes de usar produtos magnéticos1

    Att. Consultor do Sono

  • Olá Daniela.
    Existem uma diferença entre magnetoterapia e terapia quântica, o colchão magnético com magnetoterapia não tem contra indicações para gestantes, porém, a terapia quântica não é indicada!
    De qualquer forma, indicamos sempre a consulta com seu médico antes do uso!

    Att. Consultor do Sono

  • Bom dia!
    Gostaeia de saber se colchoes magnéticos perdem a eficiência com o tempo.
    Tenho um ha alguns anos e ele ja nao funciona, nao liga pra fazer as massagens e a caixinha de força explodiu. O magnetismo dele ainda funciona? Ainda pode, por exemplo, interneferir no funcionamento de um marcapasso?
    Aguardo resposta.
    Desde já obrigada ! 😉

  • Olá Karoline, tudo bom?

    Os colchões magnéticos não perdem sua eficiência com o passar dos anos! Agora se seu colchão, além da parte magnética, também possui sistema de massagem, está sim pode para parar de funcionar! O magnetismo e o sistema de massagem são duas funções diferentes e uma não interfere no funcionamento da outra!

    Quanto a sua outra pergunta, caso você seja portadora de marcapasso, indicamos sempre consultar seu médico responsável antes de usar um colchão magnético ou com sistema de massagem!

    Atenciosamente.

  • Ola boa tatde.pessoas que tiveram aneurisma e colocaram inplante na cabeça podem usar o colchao magnetico???E também a massagem pode usar pra esse problema que falei a respeito do inplante por causa do aneurisma??

  • Bom dia quero adquirir um colchão magnético, mas gostaria de saber se faz mal para animais, pois eles dormem na minha cama.

  • Olá….sinto muitas dores nas costas e pernas quando me levanto e depois fica durante o dia, pode me ajudar escolher um colchão?

  • Olá bom dia, vocês trabalham com vendedores ou representante que trabalham porta a porta com reuniões com clientes para vendas com mostruário.

  • Olá Rodrigo.

    Claro , podemos lhe ajudar sim. Por favor envie um e-mail para contato@arqdosono.com.br com informações sobre qual tipo de colchão você gosta (firme, macio, intermediário), peso, altura.
    Se possível nos informe um telefone para contato ou whatsApp para que um de nossos consultores possa entrar em contato!

  • Olá Luna, sempre indicamos o uso de um bom protetor de colchão impermeável para evitar que qualquer tipo de líquido penetre na espuma do colchão!

    No caso de sujar com urina, indicamos você limpa-lo com álcool e deixar o colchão em algum lugar com bastante ventilação para secar! Lembre-se, nunca coloque seu colchão para secar no sol pois poderá danificar as espumas e aumentar as chances dele afundar!

  • Olá tenho um colchão magnético a uns dois anos, e de vez enquanto deixo o celular em cima… quando esqueço. Ele esta descarregando muito rápido, chega a 15% e desliga.

  • Olá,quem faz qualquer tipo de cirurgia pode fazer uso da massagem do colchão?..pois meu marido fez cirurgia recente e no manual do colchão diz que não pode usar a massagem pós cirurgico,isso confere?..Obrigada

  • Fazem 7 dias comprei um colchao magnético com Biopawer da marca NIPOFLEZ. Acordo com muitas dores nas pernas e panturrilha. Tô achando muito duro. Mas só dói essa região é tenho a sensação que não durmo direito, me mexo muito durante a noite.
    E adaptação ainda?
    O que devo fazer?

  • Boa tarde!
    Posso fazer a lavagem a seco do colchão?
    O meu está muito manchado e não vi diferença com o uso de bicarbonato

  • Olá Siomara, tudo bem?

    O colchão com magnetos e infravermelho longo não necessariamente possui sistema de massagem, São duas coisas diferentes.
    Alguns especialistas não recomendam o uso do sistema de massagem por vibração logo após a cirurgia.

  • Choveu muito e infiltrou água através da lâmpada molhando o colchão ele perde as funções ou fica danificado se molhar, o meu é magnético com 16 funções de massagem

  • Gostaria de orçamento , pelo visto existem Colchoes mais confortáveis.
    Tenho receio que seja duro
    Colchão casal medida padrão
    Tenho cirurgia bariátrica e artrose .
    Tem problemas ?

  • Olá Sônia, Obrigado por seu comentário.
    Não há nenhum registro de contra indicação para quem fez este tipo cirurgia. Porém, nestes casos, sempre aconselhamos perguntar ao seu médico.

  • Olá Rose, tudo bem? Hoje temos colchões com massagem e magnéticos macios, intermediários e firmes. Para indicarmos um bom colchão precisamos de mais informações sobre você. Nos chame no WhatsApp (48)991683495 e fale com um de nossos consultores

  • O colchão magnético tem quanto tempo de validade? E por acaso o controle de defeito posso comprar outro?

  • Boa noite. Tenho interesse mas não posso usar o magnético… apenas gostaria de saber informações sobre o colchão com infra vermelho longo… vcs vendem? Podem me enviar por email? Obrigado.

  • Estou achando o colchão duro, de eu colocar um pillow top viu comprometer a eficiência do colchão?

  • Boa tarde, acabei de comprar um colchão magnético, e gostaria de saber se posso deixar ele a noite inteira ligado para relaxar

  • Bom dia! Minha esposa começou a tomar um medicamento que contém Litium, que e um metal. Caso durma em um colchão magnético pode sofrer algum tipo de interferência?.
    Muito obrigado.
    Marcos

  • Não há nenhuma relato sobre o uso de medicamentos e uso do colchão Magnético. A contraindicação está relacionado a portadores de marca passo. De qualquer forma, sempre aconselhamos consultar um médico de sua confiança

  • Bom dia Roseli, obrigado por seu comentário.
    O Colchão magnético não vai ligado a tomada nem precisa ser “ligado”. A ação dos magnetos ocorre através do contato do seu corpo com a superfície do colchão (pela troca de calor)
    Acredito que seu colchão deva ter algum outro sistema como de massagem. Neste caso sim deve ser ligado. Caso você esteja se referindo a deixar a massagem ligada. Aconselhamos não deixá-la ligada a noite toda. Programe para ela desligar após 30 minutos de uso

  • Olá Daniel. Obrigado por entrar em contato.

    Sim, conseguimos fazer nossos modelos apenas com infravermelho longo. Para indicarmos o colchão ideal, por favor nos chame no whatsApp (48)99168-3495 ou nos envie um email para contato@arqdosono.com.br. Assim um de nossos consultores do Sono poderá te auxiliar nesta escolha

  • Olá Maria, obrigado por seu comentário.
    A parte magnética do colchão não tem validade determinada, ela irá durar a vida toda. Porém o colchão em si (espumas ou molas) sim tem durabilidade menor.
    Esta durabilidade varia muito de marca para marca pois depende da qualidade da matéria prima empregada na fabricação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.