7 problemas causados por uma noite mal dormida

FacebooktwitterFacebooktwitter

Dormir é muito importante para todas as pessoas, porém, deve-se dormir bem para que o organismo funcione adequadamente. Se você já dormiu mal, deve saber como isso influencia, negativamente, no seu dia.

Porém, manter noites mal dormidas resulta em problemas de saúde que podem ser sérios. Além de comprometer a mente com baixa concentração, você pode obter diversos malefícios ao seu corpo. Veja aqui os problemas de saúde causados por uma noite mal dormida.

h

Quantas horas devo dormir?

Se você costuma não dormir bem, pode sofrer com severos problemas de saúde, como diabetes, AVC, obesidade, depressão e hipertensão. Basta uma noite mal dormida para resultar em uma série de complicações durante o dia, mas manter privação de sono, pode desencadear esses e outros problemas em sua vida.

De acordo com especialistas, um terço da população dorme até menos de três horas do que seu corpo precisa. Mas quantas horas cada pessoa deve dormir? Conforme profissionais especializados na área do sono, isso é relativo.

Existem pessoas adultas que necessitam de oito horas de sono, enquanto outras, seis ou dez horas. Porém, especialistas informam que o ideal é que a pessoa acorde com a sensação de ter dormido o suficiente, descansado e animado. Confira as consequências comuns em quem não respeita suas necessidades de sono.

Privação do sono traz consequências negativas

Privação do sono traz consequências negativas

Privar-se de dormir bem, pode resultar em uma série de consequências negativas. Veja algumas:

  1. Causa enxaquecas e dores de cabeça

Além de deixar as pessoas irritadas facilmente, dormir mal causa dores de cabeça e enxaqueca. Conforme pesquisas, pessoas que sofrem com apneia do sono têm mais facilidade de desenvolver crises de enxaquecas.

  1. Riscos de acidentes

Se dormir mal faz com que você fique com baixa concentração, isso aumenta os riscos de acidentes de diferentes modalidades. Além de diminuir a sua concentração no trânsito, você pode correr riscos de sofrer acidentes no trabalho, trombar com móveis, derrubar objetos, entre outros.

  1. Diminui a memória

Durante a noite, nós fixamos as memórias que obtivemos durante o dia. Ao dormir mal, prejudicamos essa assimilação, que ocorre durante o sono mais profundo e que é prejudicado ao dormir pouco.

  1. Enfraquece o sistema imunológico

Basta uma noite mal dormida para sentir os malefícios da noite mal dormida. Conforme vários estudos, as consequências para o sistema imune, nesse caso, faz com que as células T (células de defesa) caia. Privar-se de sono também diminui a produção de anticorpos ao ser vacinado, se comparado com um individuo que dormiu bem.

  1. Apetite descontrolado

Nossos hormônios são regulados para serem “distribuídos” durante as 24 horas do dia. Ao dormir mal, ocorre uma alteração desse ciclo, especialmente sobre os hormônios ligados à saciedade, leptina e grelina. Pesquisas apontam que quem dorme menos de seis horas, possui índice de massa corporal mais elevada, comparando com as pessoas que dormem em torno de 8 horas, no geral. Além disso, ocorre aumento na vontade de comer alimentos calóricos, prejudicando a meta para perder peso.

  1. Baixa concentração

Dormir mal te deixa com baixa concentração no dia seguinte, aumentando riscos de você cometer pequenos erros no trabalho, esquecer tarefas, esquecer palavras, entre muitos outros.

  1. Aparência menos atraente

Conforme estudos, além das olheiras, o sono de má qualidade contribui com a redução da produção do hormônio do crescimento GH, este é essencial para a renovação celular. Ou seja, dormir pouco contribui para o envelhecimento precoce da pele e também causa uma deterioração rápida do colágeno, por liberar cortisol.

Escrito por Andreia Silveira, contribui com o site PlanodeSaudeNota10.

travesseiro antialergico

FacebooktwitterFacebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *